segunda-feira, 19 de março de 2012

TRE descarta divulgar relação de políticos com contas de campanha rejeitadas


TRE descarta divulgar relação de políticos com contas de campanha rejeitadas 
Fotos: Walla Santos
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) não irá divulgar a relação de políticos que concorreram às eleições em 2010 e tiveram as contas de campanha rejeitadas. A informação foi prestada na tarde desta segunda-feira (19) pelo diretor geral do órgão, Leonardo Lívio.
Durante a entrevista coletiva, Leonardo afirmou que nem todas as prestações de contas foram julgadas, mas que antes das eleições deste ano, o Tribunal deverá concluir o trabalho.  "Vamos fazer esse levantamento e os registros de candidaturas serão analisados caso a caso", disse.
Twitter
O diretor geral disse que o TRE irá cumprir a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que proibiu o uso do micro blog por candidatos antes do início da propaganda eleitoral. "O twitter é a ferramenta da vez e considero a decisão do TSE um passo a frente e natural, pois incluiu a rede social como mais um mecanismo de campanha, havendo a necessidade de vedar a propaganda antecipada".
Alistamento Eleitoral
O diretor geral do TRE chamou a atenção dos eleitores para o prazo de alistamento de eleitoral. De acordo com ele, em Santana dos Garrotes e Piancó, o prazo se expira nesta sexta-feira (23) já que o sistema biométrico será implantado nos dois municípios. Para as demais cidades, o prazo termina dia 9 de maio.
Em Piancó, 80% dos eleitores já atenderam ao chamado da Justiça Eleitoral e estão aptos a votar nas eleições deste ano. Em Santana dos Garrotes, o comparecimento chega a 73%.
Leonardo Lívio fez um alerta aos eleitores e informou que não haverá prorrogação do prazo para o alistamento eleitoral. "Quem não estiver com a situação eleitoral regular até lá, infelizmente não poderá votar".
Ele adiantou que tão logo o pleito deste ano se encerre, o município de Mamanguape concluirá o cadastramento biométrico, já que não será possível concluí-lo até as eleições, e Campina Grande deverá ser um dos próximos municípios a adotar o novo sistema. "A Justiça Eleitoral da Paraíba tem a ambição de concluir este trabalho até 2018", falou.
Novas urnas eletrônicas
Todas as urnas utilizadas nas eleições de 2012 contam com mecanismos mais modernos. Segundo Leonardo Lívio, os disquetes foram descartados e a partir deste ano, serão utilizados pen-drives que proporcionarão mais segurança e agilidade na apuração. No pleito de outubro, cerca de 10 mil urnas serão utilizadas em todo o Estado.
Leonardo Lívio aproveitou a entrevista para orientar o eleitor a levar o número do candidato anotado em papel para que a votação ocorra mais rápida.
Rafaela Soares com Click PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...