quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Operação Clone prende 19 suspeitos de roubo e clonagem de carros

Quadrilha agia nos estados de Pernambuco e da Paraíba.

Polícia Civil divulgou na manhã desta quinta (21) os resultados da ação.

Coletiva da Polícia Civil apresentou resultados da operação 'Clone' (Foto: Katherine Coutinho / G1 PE) 
 
Coletiva da Polícia Civil apresentou resultados da operação
'Clone' (Foto: Katherine Coutinho / G1 PE)
A Polícia Civil divulgou na manhã desta quinta-feira (21) o balanço da operação 'Clone', deflagrada para combater a atuação de uma quadrilha ligada a roubo e clonagem de veículos no Agreste de Pernambuco e na Paraíba.
A 3ª Vara Criminal da Comarca de Caruaru emitiu 17 mandados de prisão preventiva. "No dia da operação, tivemos 16 desses cumpridos, além de três flagrantes, somando 19 presos, sendo que cinco deles já se encontravam em presídios", diz o delegado Márcio Cruz, da 3ª Delegacia de Caruaru, que esteve à frente das investigações. Os homens suspeitos foram encaminhados para a Penitenciária Juiz Plácido de Souza, em Caruaru, e uma das mulheres para a Colônia Penal Femina, em Buíque. Dois presos em flagrante na Paraíba ficaram em presídio do estado.
Um dos meios que o grupo utilizava para 'esquentar' os carros roubados era a fabricação de documentos com cedúlas em branco, roubadas de Ciretrans de Goiana, na Mata Norte de Pernambuco, e do estado de Alagoas. "Eles tinham acesso aos CLVs originais, da Ciretran de Goiana e de Alagoas. Eles tinham um especialista gráfico que pegava essas cédulas em branco e inseria os dados. Se você pegasse somente o documento, ele pareceria real. Só ao conferir a numeração do chassi no motor que era possível identificar [a falsificação]", explica o delegado. A apresentação aconteceu na sede da Polícia Civil, no centro do Recife.

Foram apreendidos nove veículos, entre carros e motos, duas armas de fogo, além de dezenas de documentos falsos, entre CRLV, CNH recibos, RG, talões de cheque e cartões de banco; maquinário para produção de placas de motos e carros, pinos para remarcação de chassis, computadores, pen drives e impressoras de alta resolução.
O delegado afirma ainda que acredita, devido à alta organização do grupo, que eles atuavam há dois anos e podem ser responsáveis pelo roubo de mais de cem veículos. "Eles roubavam de quatro a cinco veículos por semana nos últimos sete meses, com isso podemos concluir que foram muitos mais que os nove que apreendemos", diz o delegado.
Material para falsificação de placas de carros e motos foi apreendido (Foto: Katherine Coutinho / G1 PE) 
Material para falsificação de placas de carros e motos foi
apreendido (Foto: Katherine Coutinho / G1 PE)
A quadrilha atuava nas cidades de Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Cupira e Bonito, no Agreste de Pernambuco, e Alagoa Grande e Campina Grande, na Paraíba. "Três delegados aqui do estado estiveram na Paraíba e prenderam um homem em Capina Grande, que fornecia as placas sem autorização legal do Detran, e em Alagoa Grande um casal, que era responsável pela adulteração dos veículos", detalha o delegado.
Um dos homens, apontado como líder da quadrilha, era de Caruaru e cumpria pena no regime semiaberto, no Presídio de Canhotinho. "Esse era o homem que tinha os contatos de todas as pessoas, desde os assaltantes até as pessoas responsáveis por adulterar os documentos, placas e carros", afirma Cruz, lembrando ainda que a operação se deu devido ao aumento das ocorrências de roubo de veículos, com violência e grave ameaça à pessoa.
A operação contou com 100 policiais civis e 40 militares de Pernambuco, além de 15 policiais da Paraíba, e foi coordenada  pela Diretoria Integrada do Interior 1 da Polícia Civil. De acordo com a polícia, a quadrilha estaria associada a crimes como roubo de veículos, adulteração de sinal identificador de veículo, além de uso e fabricação de documentos públicos falsos.

Da Redação com G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...