segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Papa Bento XVI renuncia ao cargo

Papa Bento XVI disse não ter mais forças para continuar no cargoPapa Bento XVI disse não ter mais forças para continuar no cargo Foto: Alessandra Tarantino / AP

RIO - O Papa Bento XVI anunciou nesta segunda-feira que vai deixar seu cargo na Igreja Católica. Em comunicado, o porta-voz do religioso disse que sua força não é mais adequada para continuar no posto devido a sua idade avançada e que tomou a decisão pelo bem da Igreja.
O Vaticano não quis comentar o caso até o momento e ainda não divulgou qual será o processo para a substituição do líder.
O papa, de 85 anos, disse que havia percebido que sua força havia se deteriorado nos últimos meses "ao ponto que eu tenho que conhecer minha incapacidade de realizar adequadamente o ministério que foi confiado a mim."
"Por esta razão e consciente da seriedade deste ato, em completa liberdade, eu declaro que renuncio ao ministério de Bispo de Roma, Sucessor de São Pedro", disse o papa, de acordo com um comunicado do Vaticano.
O porta-voz do Vaticano disse que o pontífice irá renunciar às 16h (horário de Brasília) do dia 28 de fevereiro, deixando o posto vazio até que um sucessor seja escolhido.
Joseph Aloisius Ratznger assumiu o cargo de Pontífice em 2005, após a morte de João Paulo II. Ele deve deixar o Vaticano no dia 28 de fevereiro.
O último papa que renunciou o cargo foi Gregório XII, em 1415.

Mário Luiz (Carioca) com Extra


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...