sábado, 24 de novembro de 2012

Mais de 250 mil fiéis devem participar da 249ª Romaria da Penha neste sábado

Mais de 250 mil fiéis devem participar da 249ª Romaria da Penha neste sábado 
Imagem (Da Internet)
 A 249ª edição da Romaria de Nossa Senhora da Penha, que acontece a partir das 22h do dia 24 de novembro, em João Pessoa. O trajeto  14 quilômetros  tem início em frente à Igreja de Lourdes, no centro da Capital, até a  Capela de Nossa Senhora da Penha, na Praia da Penha. Neste local, o arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, celebrará uma missa, na manhã do domingo (25).

A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros irão disponibilizar 800 homens e 70 viaturas para reforçar o policiamento durante os 12 quilômetros de percurso, das 18h de hoje até às 18h do domingo.

De acordo com o comandante do Policiamento Regional Metropolitano (CPRM), coronel Jefferson Pereira, o esquema de policiamento foi dividido em oito setores, com uma atenção maior para a chegada dos fiéis, no santuário da Penha, onde estarão concentrados 216 homens.

Também receberá atenção especial o trecho que compreende a Mata do Buraquinho e a Universidade Federal da Paraíba (por não possuir vias alternativas de circulação). Neste espaço, algumas medidas de segurança foram tomadas, como a interdição da passarela da Avenida D. Pedro II, que será bloqueada por policiais do Canil para evitar peso na estrutura e não comprometer a segurança dos participantes.

Além disso, foram colocados 22 pontos de observação policial (POP). "O objetivo é garantir a segurança dos fiéis participantes, com aplicação de todos os recursos humanos e materiais da PM, de forma estratégica e antecipadamente planejada", explicou o coronel Jefferson Pereira, ao destacar que, este ano, a romaria será monitorada por câmeras em toda a área do Santuário.
Já a Superintendência Executiva da Mobilidade Urbana (Semob) vai disponibilizar mais de 100 servidores entre agentes de mobilidade e pessoal de apoio para dar suporte ao evento e segurança a quem for acompanhar o cortejo até chegar a Praia da Penha, onde fica o santuário.

A operação começa a partir das 16h com interdição de vias no Centro da cidade e se estende até o final do evento, no domingo (25), na Penha.  Na tarde deste sábado haverá bloqueio do trecho da Avenida João Machado, entre a Rua das Trincheiras e a Rodrigues de Aquino, para a concentração dos fiéis e organização da saída da procissão da Igreja Nossa Senhora de Lourdes.
O início do cortejo está previsto para as 22h, saindo da Igreja de Lourdes, na Avenida João Machado; seguindo pela Avenida Dom Pedro II, Via Expressa Padre Zé (Universidade Federal da Paraíba); principal dos Bancários (João Rodrigues Alves, Sérgio Guerra e Walfredo Brandão) e Avenida Hilton Souto Maior, a partir da entrada de Mangabeira, até a Penha. A previsão de chegada é às 4h, na Praça Oswaldo Pessoa.

História - O Santuário da Penha faz parte do roteiro histórico e turístico do litoral paraibano. Foi tombado pelo Instituto Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) em 26 de agosto de 1980. Este santuário é sido muito procurado devido aos milagres atribuídos à Virgem Maria. A Romaria da Penha, uma das mais tradicionais da Paraíba, atrai uma média anual de 250 mil.

Mário Luiz (Carioca) com Click PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...