quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Vídeo na web mostra ação da PM que terminou com algemado morto na Paraíba

Imagens no Youtube mostram ação da polícia em Caldas Brandão.
Versão da polícia é que vítima teria pego arma dentro de viatura e atirado.

Morte de jovem algemado dentro de viatura da PM em Cajá foi filmado; assista aqui
Um vídeo publicado no Youtube mostra uma ação policial em que um homem de 27 anos morreu após ser baleado pela Polícia Militar, no último domingo (25), no distrito do Cajá, em Caldas Brandão, Agreste paraibano. Segundo a versão da polícia, a vítima estava algemado dentro de uma viatura, quando pegou uma arma no banco de trás e atirou contra os policiais. Um Inquérito Policial Militar (IPM) foi aberto pelo Comando da Polícia Militar da Paraíba para apurar o caso.
Na gravação, é possível perceber que pelo menos cinco tiros foram disparados, pouco após um dos policiais militares guardar um equipamento semelhante a uma metralhadora, no banco de trás do veículo. A vítima estaria no porta-malas do automóvel, que não tinha grade de proteção separando as duas partes do carro.
“Ele estava algemado com as mãos para a frente e conseguiu pegar a arma no banco do carro, atirando em um policial que se esquivou. A polícia acabou revidando”, contou o capitão Josinaldo, da Polícia Militar de Caldas Brandão.
Dois tiros sequenciais são disparados, depois de curto intervalo, mais três tiros seguidos. Várias pessoas que estavam observando a prisão fogem com medo dos tiros. Ao se aproximar da viatura policial, o vidro traseiro está estilhaçado e o corpo da vítima estendido na mala do carro.
Entenda o caso
De acordo com o 8º Batalhão da Polícia Militar, a vítima foi presa por desacato e embriaguez ao volante. Por volta de 5h do domingo, o irmão dele estava guiando uma motocicleta próximo à BR-230 sem habilitação e foi abordado por uma guarnição militar. O homem de 27 anos estava em um bar próximo e teria começado a agredir verbalmente os policiais.
A vítima teria ido embora do local em um veículo e retornou em um Fiat Uno, junto com amigos, não permitindo que houvesse a apreensão da motocicleta do irmão. Segundo a polícia, ele resistiu à prisão, agrediu os policiais e disse que não ia permitir que levassem a moto.
“Quando foi finalmente algemado e colocado no interior de uma viatura, ele pegou uma arma pertencente à polícia e que estava dentro do veículo. Atirou contra um policial, que conseguiu esquivar e baixar a arma. Em seguida tentou disparar novamente contra a polícia, sendo então baleado”, informou o Capitão Josinaldo, da Polícia Militar de Caldas Brandão. A vítima chegou a dar entrada no Hospital Regional de Itabaiana, mas morreu minutos depois.
Investigação
De acordo com a delegada Tatiana Matos Barros, designada em caráter especial para presidir as investigações, mais de dez pessoas foram ouvidas entre parentes e testemunhas, além dos policiais envolvidos. “A oitiva dos militares aconteceu ainda no domingo, dia em que as armas dos policiais foram apreendidas, enviadas à perícia e a viatura submetida a exame, além de outros procedimentos realizados”, detalhou.
Uma reconstituição do caso também será feita pela Polícia Civil, com auxílio do Instituto de Polícia Científica (IPC), nos próximos dias. Todo o trabalho está sendo acompanhado pela promotora de justiça da comarca de Gurinhém, Jaíne Didier, que na manhã desta quinta-feira (29) analisou as supostas imagens do crime. O material será submetido à perícia.
Um inquérito policial militar também foi aberto para apurar a conduta dos policiais, que já foram afastados do 8º Batalhão da PM, sediado em Itabaiana. “Além disso, um oficial de outra unidade será designado para acompanhar o processo, a fim de garantir isenção”, informou o subcomandante da Polícia Militar, coronel Francisco de Assis Castro.
O secretário executivo da Segurança e da Defesa Social, Jean Nunes, assegurou que tanto a Polícia Civil quanto a Polícia Militar estão atuando com firmeza, mas também com cautela, já que os policiais envolvidos são conhecidos na região por realizarem um bom trabalho. “Nosso objetivo é finalizar as investigações e relatar o inquérito com autoria e materialidade ao Ministério Público com a maior agilidade possível”, finalizou.

Mário Luiz (Carioca) com G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...