quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Novatos brigam por renovação e não descartam presidência da Câmara de Conde

Vereadores novatos se movimentam nos bastidores. Disputa deve se intensificar a partir da diplomação, marcada para 18 de dezembro.


A disputa pela presidência da Câmara no primeiro biênio da Legislatura que assume o mandato em 1º de janeiro – mesma data em que a eleição será realizada – deve ser intensificada a partir de 18 de dezembro, quando os eleitos em outubro serão diplomados. Mas as articulações já estão em andamento.

As articulações para a escolha do novo presidente da Câmara de Conde  estão a todo vapor e a cada dia surgem novos grupos, dispostos a brigarem pelo controle. Em meio às articulações é possível encontrar grupos de 8 integrantes, de vários partidos, incluindo oposição e base, grupos dos eleitos na coligação de Aluísio Régis (PMDB) e até dos novos vereadores, que não querem ser excluídos.

Entre os 11 eleitos, poucos são os que descartam categoricamente a possibilidade de disputar a presidência, casos de Dennis Pontes (PR) e José Muniz (PSDC), veteranos de outras Legislaturas que continuam no Legislativo. 

O vereador Manga Rosa (PMDB) é um dos que defende a renovação na presidência. Ele acredita que com maioria entre os vereadores, com 9 cadeiras, os novatos teriam totais condições para eleger o presidente ou indicar alguém para compor a nova Mesa Diretora.
O vereador entende que os novatos devem brigar por espaço e critica a falta de oportunidade dada pelos vereadores reeleitos. "Ninguém perguntou o que nós pensamos. Os novatos vão brigar por cargos na mesa ou até pela presidência", garantiu.
Manga Rosa afirma que, além dos dois vereadores do PMDB, vereadores de outras siglas, como PTdoB, com Sanderson e PPS, Juscelino, também comungam do pensamento de que os novatos devem brigar por espaço: "Não vamos cair na boca do leão do jeito que eles querem. Estão querendo nos direcionar e não é assim".

O vereador garante que a bancada dos novatos está afinada e o grupo não votará em pessoas que já ocuparam a presidência, como Dennis (PR) e Muniz (PSDC). "Os novos vereadores defendem renovação. Não vamos votar em quem já foi presidente. Estamos construindo para emplacar um novato ou uma renovação", afirmou.

O grupo fez mais uma reunião para articular um nome a ser escolhido presidente da Câmara Municipal em 2013 e 2014. Destas reuniões, quatro nomes surgem como favoritos para assumirem a Casa: Sanderson (PTdoB), Juscelino Correis (PPS), Fábio Tatu (PTdoB) e Manga Rosa (PMDB).

A TV Conde apurou que o grupo reúne oito dos 11 vereadores eleitos: Carlos Manga Rosa (PMDB), Tânia Pimentel (PMDB), Luzimar Nunes (PSD), Ednaldo Barbosa (Naldo Cell) do (PTdoB), Sanderson Duarte (PTdoB), Juscelino Correia, Fábio Melo (Tatu) do (PTdoB) e José Muniz (PSDC).
Nas avaliações de bastidores, Juscelino e Sanderson são considerados os dois nomes mais fortes na disputa.
 O veterano Muniz, por sinal, é considerado o único nome capaz de fazer frente a Dennis nesse momento. Mas tudo pode mudar, como mostrou o episódio de janeiro de 2009.
É esperar para ver o que vai acontecer!



Reportagem: Mário Luiz (Carioca) 


Fotos: Arquivo da TV Conde 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...