quarta-feira, 12 de maio de 2010

80% dos prédios públicos de Santa Rita não são acessíveis a deficientes


Duas em cada dez pessoas que moram no município de Santa Rita possuem algum tipo de deficiência. Isso equivale a 19,17% da população, superando a média estadual que é de 18,76%. Mesmo assim, estima-se que mais de 80% dos prédios públicos de Santa Rita não atendam às normas de acessibilidade exigidas por lei.
Nas calçadas, praças e até nos prédios privados do município, os cadeirantes, deficientes visuais ou mesmo as pessoas que tem mobilidade reduzida encontram verdadeiras barreiras para locomoção, como carros estacionados em passeios públicos, rampas mal feitas, buracos e batentes.
O problema foi debatido em audiência pública promovida pela Equipe Especializada em Cidadania e Direitos Humanos do Ministério Público da Paraíba na manhã desta terça-feira, dia 11, no auditório da Promotoria de Justiça da Comarca de Santa Rita.


O MPPB já solicitou à Prefeitura o levantamento dos prédios que são acessíveis e inacessíveis para então providencias as soluções possíveis.
Além dos problemas de infra-estrutura, as pessoas com deficiência também apontam a falta de preparo dos funcionários públicos nos serviços de saúde e escolas. “Os profissionais de saúde e muitos professores não sabem lidar com as pessoas que têm algum grau de deficiência motora e mental. Faltam intérpretes de libras (língua brasileira de sinais) nos serviços", desabafou a presidente da Associação das Pessoas com Deficiência do município, Marilurdes Miguel da Silva.

Da Redação Com O Norte
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...