segunda-feira, 17 de maio de 2010

Google capta dados transmitidos por internet sem fio no Brasil

Carros de serviço de imagem tinham código que "espionava" rede sem fio.

Raphael Hakime/06.jan.2010

Os carros do Google que capturaram dados transmitidos pela internet por usuários de conexão Wi-Fi (sem fio) também passaram por ruas de cidades brasileiras como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo. A informação foi confirmada ao R7 por Alberto Arebalos, diretor de comunicação da empresa para a América Latina. De acordo com o Google, a coleta de dados, feita pelos veículos que fazem imagens para o serviço Street View, ocorre por um "erro". A empresa diz que o software usado nos carros tem um código, supostamente colocado ali por engano, que permite obter as informações trocadas pelos usuários por meio da internet, mas negou ter usado esses dados em seus produtos. O problema atingiu apenas internautas que deixam sua conexão desprotegida, sem o uso de senhas.
Arebalos disse, por e-mail, que "todos os carros" usados no serviço, que mostra imagens das cidades em 360º, estavam equipados com o software problemático. O executivo afirmou, entretanto, que o trabalho dos veículos foi interrompido até que o programa seja modificado e que os dados serão apagados.
– O software troca de canal cinco vezes por segundo, então o que se obtém são fragmentos. Nenhum desses dados foi utilizado e, quanto descobrimos que o programa havia coletado essas informações, decidimos anunciar isso ao público, parar os carros e mudar o sistema.
O trabalho dos carros no Brasil começou em julho do ano passado, em Belo Horizonte. No fim de 2009 foi a vez da cidade do Rio de Janeiro, seguida por São Paulo, que começou a ser fotografado em janeiro deste ano. De acordo com o Google, nessas cidades a captação das imagens já terminou. A empresa afirma que nos últimos meses os veículos estavam fotografando outros locais, mas não soube precisar exatamente quais. A meta é que imagens de todo o Brasil estejam disponíveis no serviço, que ainda não tem data de lançamento no país.
Essa é mais uma polêmica envolvendo o Street View, que está disponível em cerca de 30 países, e a privacidade. Como as imagens são feitas em lugares abertos e públicos, a empresa já se envolveu em polêmicas sobre a garantia da privacidade das pessoas fotografadas. Mesmo que o Google desfoque o rosto das pessoas e as placas dos veículos antes das imagens serem publicadas, a empresa já foi acusada de fotografar muitos moradores das cidades por onde passam seus carros em situações constrangedoras.

O serviço surgiu em 2007 como uma evolução do Google Maps, que permite a localizar países, cidades, ruas e lugares específicos com a vantagem de ter ainda imagens em três dimensões de cidades e principais pontos históricos do mundo. O Google usa veículos que carregam câmeras superpotentes para registrar as imagens dos locais escolhidos pela companhia. Em alguns lugares de difícil acesso, o registro é feito pelo Trike, um triciclo equipado com câmera.

Da Redação Com R7
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...