domingo, 23 de maio de 2010

Governo do Estado da Paraíba faz doação de 80 ônibus escolares e o Conde é um dos Municípios Beneficiado


Dr. Quintino Régis Comemora mais uma vitória do Povo Condense.
O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (SEEC), realizou nesta sexta-feira (21) a entrega de 80 ônibus escolares adquiridos exclusivamente com recursos do Tesouro Estadual, perfazendo um investimento de R$ 24.422.000,00.
Os ônibus foram entregues pelo governador José Maranhão e o secretário da Educação, Francisco de Sales Gaudêncio, numa solenidade realizada às 10h na Avenida Hilton Souto Maior (em frente à Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social - SEDS), no Bairro de Mangabeira, em João Pessoa.
 O vice-prefeito Dr. Quintino Régis recebeu do governo do estado um ônibus escolar.
Trata-se de um ônibus Mercedes Benz, modelo 2010, os ônibus têm capacidade para 31 alunos sentados e cada veículo custa em torno de R$ 145 mil.
 Os veículos possuem ainda adaptações para transporte de estudantes com deficiência ou mobilidade reduzida - a porta tem vão livre de 95 centímetros de acesso, largura suficiente para passagem de uma cadeira de rodas aberta. É dotado ainda de quatro assentos preferenciais reservados para esses estudantes, além de local adequado para acomodação segura de cadeira de rodas dobrável, com cinto de fixação.
Tacógrafo e GPS – Os ônibus possuem tacógrafo eletrônico e GPS, para garantir maior segurança para os estudantes e permitir o controle do trajeto, dos tempos de percurso e de paradas e de consumo de combustível.

A largura do corredor central diminuiu para aumentar a quantidade e o conforto dos assentos, além de evitar que os estudantes fiquem em pé nos veículos. Os veículos passaram a ter vidros temperados verdes, para garantir conforto térmico; parabarro na frente e atrás; e dispositivo passabalsa, que garante maior trafegabilidade em estradas sinuosas.

Vêm também com duas lixeiras, de nove litros de capacidade, na entrada e nos fundos. A prateleira embaixo dos bancos para transporte das mochilas dos estudantes foi substituída por uma rede acima e outra nas costas dos assentos, para acomodação do material escolar.

Outro diferencial deste ônibus escolar é que ele vem com uma velocidade máxima controlada em 70 km/h. “Nem que o motorista queira, ele não corre mais que isso”, concluiu Carioca.





O vice-prefeito Dr. Quintino Régis que teve um papel fundamental para reforçar o pedido ao Governador, reforçando assim o transporte escolar na Cidade de Conde, trazendo alunos da zona rural para a cidade.
 Segundo Sales Gaudêncio, esta é apenas a primeira etapa de uma série que deverá acontecer até o final do ano. Ao todo foram adquiridos 150 ônibus, que serão entregues a municípios das 12 Gerências Regionais de Educação e Cultura, principalmente aqueles que mantêm escolas na zona rural. 


Fim do ‘pau-de-arara’ – Com a entrega dos ônibus escolares, o Governo do Estado está resolvendo um problema antigo na Paraíba: o da utilização de ‘paus-de-arara’ para o transporte de estudantes na zona rural.

“Todos os alunos que estudam em colégios da zona rural serão contemplados com o transporte escolar. Nenhuma criança deixará de ir à escola por falta de condução. É compromisso deste Governo e determinação do próprio governador José Maranhão que toda criança tenha o acesso à escola assegurado”, garantiu o secretário Sales Gaudêncio. 
O serviço irá beneficiar 63.357 alunos da educação básica da rede estadual de ensino. O transporte escolar será fornecido gratuitamente, como determina a Constituição Federal do Brasil. O secretário Sales Gaudêncio ainda reforçou que nenhum colégio está autorizado a cobrar por esse serviço e, além disso, todos os alunos da rede estadual tem direito a acessibilidade à escola.
Valorização –“Nosso objetivo é fortalecer e valorizar o ensino fundamental em todos os municípios paraibanos. Por isso, estamos oferecendo condições para que os alunos tenham acesso à escola. Com isso, estamos dando mais um passo no sentido de melhorar a freqüência escolar no Estado e nossa posição no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”, observou o secretário.
Ele afirmou também que “o governador José Maranhão determinou que os alunos da rede estadual recebam todas as condições dignas e humanas para estudar. Por isso, a Secretaria Estadual de Educação não está medindo esforços para garantir que os alunos exerçam esse direito fundamental e constitucional”, concluiu.
Da Redação Com Assecom
Fotos: Central Conde de Jornalismo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...