quinta-feira, 27 de maio de 2010

Professores e Alunos Comemoram a Chegada do Ônibus Escolar Doado Pelo Governo do Estado

A secretária de Educação de Conde, Dra. Elizete, que estava acompanha com a Diretora da Escola Lina Rodrigues, também festejou a chegada do transporte escolar. Para ela, o esforço do Governo do Estado vai resgatar a autoestima dos alunos e estimulá-los a frequentar mais regularmente o ambiente escolar.
Precisamos de ônibus assim para circular nas estradas que dão acesso aos povoados e assentamentos. “É muito mais que um transporte, é o caminho da dignidade”, disse a Secretária Elizete.

Já o prefeito de Conde, Aluísio Régis, disse que a iniciativa do Governo Maranhão vai contribuir para mudar o cenário dos municípios. “Esse novo ônibus vai facilitar a vida dos estudantes. É um gesto muito bonito do governador para com as prefeituras do estado. Estamos de braços abertos e agradecidos com esse gesto democrático. A Cidade de Conde saberá utilizar esse bem valioso”, disse.

Ao se preparar para receber as chaves do ônibus, o vice-prefeito de Conde, Dr. Quintino Régis, destacou a importância da ação. Segundo o vice-prefeito, esta iniciativa mostra a preocupação dos dirigentes em garantir a melhoria da qualidade da educação. “O Governo tem trabalhado para garantir o acesso do aluno a uma educação de qualidade. Esta é mais uma ação em que nos deixa muito satisfeitos, já que não dispomos de transportes escolares com esta qualidade". Só na zona rural o transporte escolar atende a mil alunos que estudam em escolas localizadas na sede do município. “Vamos aproveitar bem a doação feita pelo governador Zé Maranhão, ela será de grande importância para os nossos estudantes”, disse Dr. Quintino.
 Os veículos possuem ainda adaptações para transporte de estudantes com deficiência ou mobilidade reduzida - a porta tem vão livre de 95 centímetros de acesso, largura suficiente para passagem de uma cadeira de rodas aberta. É dotado ainda de quatro assentos preferenciais reservados para esses estudantes, além de local adequado para acomodação segura de cadeira de rodas dobrável, com cinto de fixação.
Tacógrafo e GPS – Os ônibus possuem tacógrafo eletrônico e GPS, para garantir maior segurança para os estudantes e permitir o controle do trajeto, dos tempos de percurso e de paradas e de consumo de combustível.

A largura do corredor central diminuiu para aumentar a quantidade e o conforto dos assentos, além de evitar que os estudantes fiquem em pé nos veículos. Os veículos passaram a ter vidros temperados verdes, para garantir conforto térmico; parabarro na frente e atrás; e dispositivo passabalsa, que garante maior trafegabilidade em estradas sinuosas.


Vêm também com duas lixeiras, de nove litros de capacidade, na entrada e nos fundos. A prateleira embaixo dos bancos para transporte das mochilas dos estudantes foi substituída por uma rede acima e outra nas costas dos assentos, para acomodação do material escolar.

Outro diferencial deste ônibus escolar é que ele vem com uma velocidade máxima controlada em 70 km/h. “Nem que o motorista queira, ele não corre mais que isso”, concluiu Carioca.

Reportagem: Mário Luiz (carioca)
Fotos: Central Conde de Jornalismo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...