terça-feira, 4 de maio de 2010

LAN HOUSE É FEBRE NA CIDADE CONDE


Eles não vivem sem internet!
MSN, Orkut, blogs... É na frente do computador que muitos adolescentes gostam de passar o tempo.
Se antes a briga dos pais era para as crianças e adolescentes pararem de assistir à televisão, atualmente a missão está ainda mais difícil: conseguir tirá-las da frente do computador. Afinal, a internet mais parece um paraíso. É pela web que os adolescentes conversam com os amigos pelo MSN — um programa de mensagens instantâneas -, procuram pessoas que gostam das mesmas coisas nas comunidades do Orkut — o maior site de relacionamentos -, jogam on-line, sanam todas as curiosidades em páginas on-line de pesquisas e até fazem trabalho, mesmo estando cada integrante do grupo em uma casa. Ou seja, em vez de assistir passivas à programação da TV, fazem sua própria escolha neste mundo pós-moderno de entretenimento. 
Não é à toa que, para muitos, é impossível ficar sem internet. "Seria um caos", apontou Fernanda soares, de 16 anos. "Não sei o que faria em casa, acho que morreria de tédio", completou Maria Helena, de 18 anos.
Pode parecer, mas não é exagero. Diferentemente dos pais, estes adolescentes cresceram já tendo computador em casa com toda facilidade de informações de uma rede interligada mundialmente. Pergunte se algum deles quer ganhar uma viagem para uma ilha deserta, sem rádio, TV ou computador? "Nem se o Papa estiver lá. Morreria se não tivesse internet para passar o tempo", apontou Paula Araujo. "Ia dormir o dia inteiro", acrescentou Cristina, 13 anos.
Isto porque é na internet que estes adolescentes se divertem, pelo menos durante a semana. E tudo contribui para isso, até mesmo a violência urbana, que afasta as crianças das brincadeiras de rua e as deixam cada vez mais em casa. "Minha mãe, por exemplo, não me deixa sair durante a semana. Não tem nada pra fazer depois das tarefas de escola prontas. Então vou para a internet", justificou Joana Ribeiro, 16 anos.
O interessante é que todos os jovens entrevistados pela TV Conde dizem preferir o contato com colegas pessoalmente, mas é de modo virtual que as conversas acontecem. E o MSN é a principal diversão. Por ele é possível entrar em contato com amigos que moram fora, aqueles que acabaram de ver na escola ou até mesmo com os professores, para tirar dúvidas de exercícios.
É também pelo MSN que os encontros reais são marcados, seja para ir ao clube, ao cinema ou numa boate. "Bom que não gastamos muito telefone! Disso meus pais gostaram. Em vez de ficarem horas batendo papo, ficamos na internet", disse Márcia Vieira, 21 anos. "Por telefone, por exemplo, nunca conheceríamos uma menina que vem dos Estados Unidos morarem em Jacumã. Já pela internet já conversamos várias vezes para deixá-la mais confortável quando chegar aqui", completou Lucia carvalho, 16 anos.
Os incentivos e os cuidados na rede
Mesmo sendo plugados quase que por 24 horas, pelo menos no MSN para saber se há amigos on-line, os adolescentes mostram que têm consciência de como usar bem a internet. Pessoas que não conhecem, por exemplo, são prontamente excluídas da lista do MSN. No Orkut até entram, mas na primeira gracinha já não fazem mais parte dos amigos. Nos blogs, a regra é colocar fotos apenas com amigos, nada que mostre muita intimidade. "Há sempre quem quer te adicionar. Perguntam se pode: é só responder? Não?", diz Patrícia Alencar, de 15 anos. "E uma vez adicionei alguém pensando que era um primo, mas a pessoa ficou perguntando meu nome, onde eu morava, meu telefone, quem era minha família. Fiquei com medo e o excluí na hora. Não somos bobos, sabemos quem tem ou não boas intenções", acrescentou Maria Helena.
É por isso que estes adolescentes garantem: não é preciso os pais se preocupar, eles são bem mais escolados na internet que as gerações passadas. Aliás, são bons professores para pais e avós que anos atrás nem sabiam ligar um computador. "Eu ensinei tudo para minha avó, ela adorou navegar. E meus pais só sabiam mexer em programas como editores de texto e gráficos. 
Lá em casa sou o expert, fiz até um Orkut para minha mãe", disse João Carlos, de 12 anos. Mas o que vão precisar sempre é daquela briguinha para se desgrudarem da tela e fazer as tarefas da escola. "É que a internet vicia. Você fica conversando com amigos, visitando sites e nem vê o tempo passar. Já fiquei jogando 24 horas na época do? Counter Strike, só parava para tomar banho e almoçar. Hoje sou mais consciente, tem hora que não consigo mais ficar sentado, preciso sair, encontrar amigos. Mas, mesmo assim, não sei o que seria de mim sem internet", concluiu Augusto Cesar, de 16 anos.
Estudo também faz parte
Quem pensa que estes adolescentes passam longe dos estudos quando estão na internet pode estar enganado. Quer local melhor para pesquisar que não a rede mundial de computadores? O site Wikipédia, por exemplo, já tem status de uma enciclopédia e um pouco sobre tudo o que se pensar. E não há nada que não tenha no Google, site de pesquisas mais utilizado no mundo. "E gosto também de deixar uma barra embaixo da tela na qual passam as últimas notícias no Blog da TV Conde. O que me interessa ou sei que vou precisar na escola, é só clicar na notícia para ler mais sobre o assunto", explicou Marcelo Lopes, 15 anos.
E até mesmo os professores entraram na onda da web. Muitos são contatados por alunos no MSN para tirar dúvidas de exercícios ou mesmo esclarecer o conteúdo de alguma matéria. Até as notas da escola podem ser acessadas on-line, "assim já sabemos de antemão como será a conversa com os pais no dia da reunião", confessou Ana Menezes. "Mas é bom também porque quando você viaja e perdeu uma matéria pode estudar com um colega pelo MSN sem ter que ir a casa dele copiar matéria ou ficar sem saber o que aconteceu", acrescentou. "Não há nada melhor para fazer trabalho que a internet. É possível encontrar de tudo, mas também você precisa saber selecionar as informações, não achar que tudo que está nos sites é verdade. Se souber usar, pode até aprender uma língua pela internet", apontou Carla Fonseca. "Como eu, que melhorei meu português", acrescentou o Paulo José, 16 anos.
Quem aprendeu uma arte pela internet foi Victor Rodrigues. Desde os 4 anos já usa o computador e virou um fera. Já monta sites utilizando códigos em HTML e outras linguagens de computação e ainda faz montagens de fotos utilizando um programa. Agora, ele finaliza sua própria página na internet, onde pretende publicar vários links. "Quero ser web designer, mas só tenho tempo à noite. Por isso meu site ainda está em construção. E também porque meu computador é um pouco lerdo para publicar o que necessito. Mas não vou desistir", garantiu Victor.
 Preferência
O campeão de preferência dos adolescentes Condenses é mesmo os Blogs de Notícias da Cidade. Mas o Orkut, páginas pessoais ligadas a comunidades, também tomam bastante tempo dos jovens internautas, que gostam de "ficar fuçando para ver o perfil de colegas e quem aderiu a qual comunidade, além de participar de fóruns de discussões", completa Ana Menezes. Os blogs são mania entre as meninas, que adoram postar fotos e ler comentários das amigas sobre seu diário virtual. "Mas tem que atualizar sempre pra não ficar sem visitantes. Ninguém gosta de ver páginas antigas", avisou Carla Fonseca.
Mas o que muitos não conseguem segurar é a ansiedade de puxar filmes e CDs, muitas vezes antes mesmo de serem lançados. É pela internet que conseguem acompanhar séries de TV ao mesmo tempo em que nos EUA, fazem sua própria seleção de MP3 para tocar em iPods ou sua própria sessão de cinema chamando os amigos para ver o DVD que gravou daquele filme que ainda nem está na telona. "Com a velocidade da internet, é possível puxar rapidinho e com qualidade de cinema. Assim não consigo esperar estrear, quero ver tudo antes", confessou Gustavo Cesar.
Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Fotos : Central Conde de Jornalismo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...