quinta-feira, 8 de julho de 2010

Avião realiza primeiro voo noturno movido a energia solar



Solar Impulsione ficou 24 horas no ar e bateu recorde neste tipo de voo


O avião Solar Impulsione conseguiu realizar o primeiro voo noturno da história movido unicamente por energia solar e conseguiu manter-se no ar por 26 horas seguidas.

- Pela primeira vez, um avião solar voa um dia e uma noite seguidas sem combustível - disse nesta quinta-feira (8) à imprensa o promotor do projeto, Bertrand Piccard.

O avião, pilotado por André Borschberg, pousou na base militar suíça de Payerne (oeste), em meio aos aplausos de uma centena de espectadores.

Sob um céu limpo, o protótipo de matrícula HB-SIA percorreu a pista e parou ao final de 100 m.


Seu peso é muito leve (1.600 kg) e as asas têm uma envergadura semelhante às de um Airbus A340 (63,40 m).

O aparelho demonstrou funcionar bem durante o dia, com um primeiro voo de sucesso em 7 de abril e outros 10 desde então.

Os paineis solares serviram durante as 14 horas de sol de ontem para carregar as baterias de lítio polimerizado, de 400 kg de peso, o que permitiu que o protótipo tivesse energia suficiente para voar durante a noite.

A duração do voo faz deste protótipo de avião solar o protagonista da travessia aérea mais longa desta natureza, ao superar a marca obtida por outro aparelho solar com um piloto a bordo, que em 1981 conseguiu voar da França à Inglaterra em cinco horas.

Depois desse primeiro êxito, a equipe do Solar Impulse, formada por 70 pessoas, espera construir um segundo modelo para dar a volta ao mundo em cinco etapas, com início previsto para 2013 ou 2014. (Foto: Fabrice Coffrini/AFP)

Da Redação Com R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...