sexta-feira, 2 de julho de 2010

Corpo de Radegundis chega a JP para velório e cremação



























Está previsto para esta sexta-feira o velório do músico Radegundis Feitosa, famoso trombonista paraibano morto na quinta-feira em um acidente de carro a caminho de Itaporanga, sua cidade natal. O corpo foi transferido do Departamento Médico Legal (DML) de Patos e chegou à João Pessoa às 23h de ontem, para ser cremado hoje após o velório na funerária Caminho da Paz, em Cabedelo.
As demais vítimas do acidente, todos músicos paraibanos, serão enterrados no interior do Estado. Roberto Ângelo Sabino, de 41 anos, que assim como Radegundis era integrante da Orquestra Sinfônica da Paraíba, e o cantor popular Luís Benedito, de 69 anos, serão enterrados em Itaporanga. Já Adenilton Soares França, de 26 anos, que era trombonista da Orquestra Sinfônica Jovem, fica em Patos.
A morte dos músicos comoveu a Paraíba. Radegundis foi o primeiro doutor em trombone do Brasil. Atualmente, ele também era chefe de departamento do curso de Música na Universidade Federal da Paraíba. Seu talento foi motivo de homenagens entre artistas, amigos, colegas de trabalho e alunos. Veja alguns relatos:
A classe artística está de luto e une-se ao pesar das famílias enlutadas. Eram como irmãos nossos e essas mortes desavisadas, assim de supetão, acende entre nós ainda mais forte o sentimento de fraternidade. (Chico César - cantor, compositor e diretor da Funjope-JP)

Quem vai se esquecer daquela gargalhada vasta, que contagiava a todos. A alegria em pessoa. Foi o professor doutor mais simples de todos, porque era o melhor do mundo. Não vou esquecer de nossos papos no meio de uma ponte, cheio de músicos, em Taperoá, comendo bode. Mas, como disse Mário Quintana, 'que importam as cinzas se a chama foi alta e bela. (David Fernandes, sub-secretário de Cultura do Estado)
Se existe uma definição de tragédia ela pode ser a perda de Radegundis. A morte dele é como a perda de uma instituição cultural do Estado. Diversos colegas aqui do Rio de Janeiro estão perplexos com a notícia. (Marcos Arakaki, maestro titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba)
O acidente
O acidente aconteceu na BR-361, por volta das 10h, no caminho de Piancó para Itaporanga, onde os quatro músicos de apresentariam em comemoração religiosa da cidade natal de três deles. De acordo com a Polícia Militar, eles teriam feito uma ultrapassagem em alta velocidade e acabaram capotando o carro, saindo da pista. O veículo incendiou. Uma das pessoas foi arremessada e os outros três, entre eles Radegundis, ficararam presos nas ferragens e morreram carbonizados.

Da Redação Com Karoline Zilah
Paraíba 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...