quinta-feira, 29 de julho de 2010

UFPB cria resolução que regulamenta cotas racias para o PSS 2011. Confira!


A implementação da cota racial no processo de seleção da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi regulamentada nesta quarta-feira, dia 28, pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da instituição.
A resolução criada prevê a reserva de 25% das vagas para as cotas, dentro desse percentual, 56% serão destinados para negros e pardos; 0,29% para indígenas; e 5% para deficientes, resultando num número que não é inteiro. Segundo o professor Valdir Barbosa, pós-reitor de Graduação, esses percentuais foram adotados, com base no censo realizado pelo IBGE no estado.
Se levado em consideração o total de vagas oferecidas pela UFPB, 14,06% das vagas ficam restritos aos negros e pardos; 0,07% aos indígenas e 1,25% aos deficientes.
Ainda será elaborada uma tabela de vagas se aplicando os percentuais em três momentos.
Além do critério racial, só poderão concorrer a estas vagas os candidatos que fizeram pelo menos três anos do ensino fundamental e todo o ensino médio, em escolas públicas.
Quem estiver apto, deverá informar a opção pelo tipo de reserva de vagas que concorrerá dentro das seguintes opções: candidato proveniente de escola pública, proveniente do ensino público autodeclarado negro ou pardo; proveniente do ensino público autodeclarado indígena ou do ensino público portador de deficiência.
O candidato terá que comprovar suas condições, no momento do cadastramento, a partir da sua opção. Se deficiente, terá que entregar laudo médico atestado por comissão médica da UFPB. Se aluno proveniente do ensino público deverá apresentar certificado de conclusão e de históricos dos ensinos fundamental e médio reconhecidos pelo órgão público competente. Já no caso de alunos que se autodeclarem negro ou pardo, será necessária a entrega de declaração étnica-racial assinada.

Da Redação Com O Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...