sexta-feira, 2 de julho de 2010

RESULTADO DA ENQUETE PARA VEREADORES DA CIDADE DE CONDE PARA 2012


 UMA ENQUETE FOI COLOCADA NO AR, A DISPOSIÇÃO DOS LEITORES.

A TV Conde perguntou para os seus internautas em quem eles votaria para vereador em 2012, foram 60 dias de votação, o resultado ficou assim.
Se a eleição fosse hoje estariam eleitos através da internet:

Sandra Ribeiro, Hermann Régis,  Manga Rosa, Fernando Araújo, Tânia Pimentel, Danielly Maria, Eduardo Cassol, Marcos Formiga, Karla Pimentel,  Lauriston Maia e Luzimar Nunes.


 ARIEL CARNEIRO (LÉO)                                                                            
       6 (0%)   
FERNANDO ARAÚJO
  103 (13%)

DANIELA PONTES
  9 (1%)

JOSÉ MUNIZ
  1 (0%)
MARCOS FORMIGA
  37 (4%)

TÂNIA PIMENTEL
  65 (8%)

TOINHO DE BAL
  7 (0%)
DR. MANGUEIRA
  3 (0%)
JUCELINO
  3 (0%)
DORÔ DA POUSADA
  2 (0%)
LUZIMAR NUNES
  21 (2%)

REPÓRTER JAIRO SILVA
  15 (1%)

SANDRA RIBEIRO
  288 (37%)

MANGA ROSA
  110 (14%)

MARINÉSIO
  3 (0%)
KARLA PIMENTEL
  45 (5%)

CABEÇÃO DE MATA DA CHICA
  4 (0%)
SANDRA DA GALINHA
  6 (0%)
LAURISTON MAIA
  22 (2%)

EDUARDO CASSOL
  25 (3%)

JOSÉ ANTÔNIO (TONTINHA)
  2 (0%)
LAELMA LIMA
  5 (1%)

JOSÉ IVO DO PT
  0 (0%)
HERMANN RÉGIS
  134 (50%)

SANDERSON DUARTE
  3 (1%)

MARIA ROSINETE (ROSINHA)
  2 (0%)
EMANOEL PAULINO
  0 (0%)
NETINHO DE JACUMÃ (FILHO DO V.LÉO)
  6 (2%)

IRMÃO EDUARDO
  6 (2%)

ELIZEU ARAÚJO DO PT
  0 (0%)
JOÃO BATISTA DO PDT
  0 (0%)
JOÃO DA SILVA
  0 (0%)
IRMÃO DANIEL
  1 (0%)
JOSIBERTO SOARES (ARAQUÉM)
  0 (0%)
CRISTIANO DO GÁS
  2 (0%)
DONATO MARANHÃO
  1 (0%)
MARIA DA PENHA DE CAXITÚ
  5 (1%)

MAGNO RIBEIRO PDT
  1 (0%)
GERA GÁS
  1 (0%)
BIGODE
  2 (0%)
ZÉ BORNÉ
  1 (0%)
MARCOS ANTÔNIO DA SILVA
  0 (0%)
VALDEMIR DA SAÚDE
  0 (0%)
EVERALDO MOTA
  2 (0%)
DANIELE MARIA
  88 (33%)

PINTA DO PT
  1 (0%)


O PAPEL DO VEREADOR
Cabe ao vereador, mostrar os problemas da comunidade e buscar providências junto aos órgãos competentes. Mas não é só isso. Cabe-lhe também a função de fiscalizar as contas do Poder Executivo Municipal e do próprio Legislativo. Portanto, o vereador é o fiscal do dinheiro público. Um dos pré-requisitos básicos da democracia é a existência de um Poder Legislativo forte e realmente independente. Sem isso, a democracia é deficiente, capenga. No Brasil, apesar das leis falarem claramente em “poderes independentes e harmônicos entre si”, ainda falta muito para que isso vire realidade. Cabe à população esclarecida, exercer bem o seu direito de escolha, quando chamada às urnas para indicar sua representação política.
O Vereador deve ser independente, atuante, polêmico, e deve sempre ter a coragem de concordar com o que considerar certo e discordar do que considerar que esteja errado. Deve agir com conhecimento e desarmado de ódios, rancores, invejas ou vingança.
É isso que a população deve observar e cobrar de seus representantes. Aliás, a população precisa freqüentar as sessões dos Legislativos Municipais, para saber como estão se comportando os “representantes do povo”.
Também é válido lembrar que pela estrutura social brasileira, ao vereador é sempre cobrada a função de assistente social, Vereador não é assistente social nem "LBV" ou "pastoral". Isso vem de longe. São os costumes “coronelísticos” que persistem como herança política da República Velha. É comum vermos por aí vereador tendo que arrumar consultas médicas, ambulâncias, caixão, caixa d'água, janela, dentadura e etc. Eleitor que faz isso não tem respeito pelo seu voto, está na hora do eleitor se ligar também, quanto mais se vende, menos valor se tem, é a lei da oferta e da procura.
Infelizmente, devido à realidade de pobreza da maioria dos nossos municípios Brasileiros, ainda se pensa assim, o que torna desfigurada a ação política do vereador. Essa mentalidade tanto compromete o eleitor, vítima maior, por falta de educação política, quanto ao vereador, que não dispõe muitas vezes de condições materiais para solucionar os problemas do seu eleitorado. Mas, tanto no caso do eleitor como do vereador, predomina-se a escassez de educação política.
Precisamos de vereadores atuantes, dispostos a romperem com os costumes persistentes de subserviência e vício. Vereador consciente contribui efetivamente para o desenvolvimento humano do seu município, ajudando o povo a pensar e se organizar.

Reportagem: Mário Luiz (carioca)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...