quinta-feira, 29 de julho de 2010

Mais 4 presos: Lei Seca finalmente surte efeito em João Pessoa




Foi-se o tempo em que os moradores de João Pessoa, ou mesmo os turistas que visitam a cidade, achavam que podiam consumir bebida alcoólica e assumir a direção de um carro sem sofrer as punições da Lei Seca. Em vigor há mais de dois anos, desde 20 de junho de 2008, a lei 11.705 já impera nas estradas, especialmente as rodovias federais, mas só agora está fazendo efeito nas vias urbanas.
Somente após acidentes gravíssimos, como o que matou a defensora geral do Estado, Fátima Lopes, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) tomou iniciativas mais severas. Aos poucos, o órgão derruba o mito de que não há blitz na cidade e contabiliza, semana após semana, um número cada vez maior de condutores presos em flagrante.
Foi o que aconteceu na noite da quarta-feira (28) na Capital.  A fiscalização aconteceu na noite da quarta-feira (28) na avenida Epitácio Pessoa, no bairro de Tambaú. Em geral, o órgão escolhe pontos estratégicos para montar as barreiras, como vias de saída de bares e restaurantes.
De acordo com a 10ª Delegacia Distrital, 11 condutores foram notificados. Deles, quatro foram presos após fazer o teste do etilômetro e encaminhados à Polícia Civil. Eles foram indiciados com base no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro, que determina a instauração de inquérito criminal quando o motorista apresenta concentração de álcool por litro de sangue igual ou superior a seis decigramas, o equivalente a dois chopes, ou quando está sob influência de qualquer outra substância psicoativa que cause dependência.
 
A delegacia atribuiu fiança de R$ 200 aos quatro acusados para que eles possam responder ao inquérito em liberdade. Além do pagamento da fiança, os condutores poderão pagar multa administrativa de cerca de R$ 960 e ter a carteira nacional de habilitação (CNH) suspensa por um ano.
O chefe da divisão de policiamento e fiscalização do Detran, Lúcio Galvão, explicou ao Paraíba1 que o maior objetivo destas operações é educar o motorista para evitar que novos acidentes aconteçam.
"O Detran hoje pleiteia uma conquista muito maior, que é a educação do condutor. O objetivo não é só fiscalizar. Ele tem que deixar se colocar na condição de suicida ou homicida, porque ele pode bater em um poste e morrer, ou bater em outro veículo e matar alguém. Quando a educação não se faz presente, infelizmente tem que ser feita uma fiscalização. É triste saber que num dia de quarta-feira tivemos que prender quatro pessoas", comentou.
As mobilizações do Detran acontecem em diversos bairros da Capital. No último domingo (25), por exemplo, aconteceu fiscalização na rua Edvaldo Cavalcanti Pinho, em Cabo Branco, via paralela à praia. Na última quarta-feira (21), três pessoas foram flagradas na orla de Manaíra e levadas para a delegacia.

Da Redação Com  Karoline Zilah
Paraíba1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...