quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Lagoa recebe abraço simbólico de ativistas do Outubro Rosa

Em prosseguimento ao evento Outubro Rosa, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (SES), e organizações não-governamentais realizaram, às 18h desta quarta-feira, um abraço coletivo na Lagoa do Parque Solon de Lucena. O ato simbólico marcou a união da população paraibana contra o câncer de mama e em favor do diagnóstico precoce da doença, para que se aumentem as chances de cura.
Durante o ato, que contou com a participação de cerca de 150 pessoas, houve uma caminhada em torno da Lagoa. Música e faixas pedindo agilidade em biópsias e cirurgias deram o tom do evento. A mastologista Eulina Helena, que esteve no evento, disse que o abraço é uma forma emblemática de defender uma causa a que qualquer um está sujeito, direta ou indiretamente.
O Outubro Rosa começou nos Estado Unidos, em 1990, com o objetivo principal de conscientizar as mulheres sobre a importância de se fazer a mamografia. Segundo a presidente da ONG Amigos do Peito, Fátima Lucena, há mulheres que nunca fizeram um exame de mamografia, com medo de detectar um câncer. “As mulheres precisam ter consciência da necessidade desse exame, pois ele ajuda a identificar o problema precocemente e aumenta as chances de cura”, enfatizou.
Programação – Ainda neste mês, acontecerá o “Dia do Amigo do Peito”, no dia 29. A partir das 8h deste dia, acontecerão eventos direcionados a pacientes previamente triados, sintomáticos. No encerramento do mês de campanha, no dia 30, haverá a caminhada do “Amigos do Peito”, que partirá do Busto de Tamandaré, em Tambaú, às 7h30, e seguirá até o Jangada Clube.

Da Redação com Secom-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...