terça-feira, 18 de outubro de 2011

Vigilância Sanitária fecha loja de tecidos por reaproveitar lixo hospitalar


O estabelecimento fica no agreste de Pernambuco e importava material de um hospital dos Estados Unidos. No local, os agentes encontraram também lençóis sujos, com manchas de sangue. 

Agentes da Vigilância Sanitária e do Ibama fecharam uma loja de tecidos em Santa Cruz do Capibaribe, no agreste de Pernambuco, que vendia lençóis e jalecos feitos com material hospitalar vindo da Carolina do Sul, nos Estados Unidos. Na fiscalização feita de surpresa, os agentes encontraram lençóis sujos, com manchas de sangue.
O estabelecimento vende tecidos para forros de bolsos de roupas e para fazer pano de chão. Além disso, os fiscais encontraram roupas de cama colocadas à venda, que podem ter sido descartadas por hospitais americanos e que estavam sendo importados pelo Porto de Suape. A Receita Federal apreendeu 46 toneladas de lençóis sujos e material de uso hospitalar. Tudo era importado pela loja, que faz parte do Polo Têxtil de Pernambuco.

Durante a vistoria foram encontradas também algumas peças com inscrições em inglês, o que evidencia a procedência dos produtos. Até jalecos usados, com nomes de médicos e enfermeiros americanos estavam no local. O comerciante Lázaro José de Lucena, que compra tecidos da empresa há vários anos, ficou assustado ao saber da notícia: “Foi uma surpresa muito grande. A gente pode até estar doente e não sabe".
Os fiscais recolheram amostras de tecidos para serem analisadas em laboratórios do Recife. Eles querem saber o tipo de contaminação existente nos lençóis. “O que foi comprovado é que realmente existem resíduos do lixo hospitalar, que tem as mesmas características do que foi encontrado em dois contêineres no Porto de Suape”, explica Gustavo Moreira, agente do Ibama.
O dono da loja foi notificado e tem 48 horas para apresentar sua defesa. A multa por importação ilegal pode chegar a quase R$ 2 milhões.

Da Redação com G1

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...