quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Começa na Paraíba campanha 'Outubro Rosa' de alerta ao câncer de mama

INCA prevê 640 novos casos detectados este ano.
Meta é aumentar o número exames de mamografia na Paraíba.

Campanha 'Outubro Rosa' contou com evento no Parque da Criança (Foto: Diogo Almeida/G1) 
Campanha 'Outubro Rosa' contou com evento no Parque da Criança (Foto: Diogo Almeida/G1)
Começaram nesta terça-feira (1º) as atividades relacionadas à campanha 'Outubro Rosa' na Paraíba, visando conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico do câncer de mama. De acordo com a ONG Amigos do Peito, que trouxe o projeto para o estado, uma pesquisa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontou que este ano está previsto o diagnóstico de cerca de 640 novos casos deste tipo de câncer na Paraíba.
Na manhã desta terça-feira, 500 balões foram soltos em uma solenidade de homenagem ao Dia do Idoso, no Parque da Criança em Campina Grande. A ideia simbolizou a disseminação da campanha. Em João Pessoa, a solenidade de abertura acontecerá às 18h, no auditório central da Estação Cabo Branco.
Em toda a Paraíba, diversos prédios e monumentos estão sendo decorados com iluminação e enfeites na cor rosa durante todo o mês de outubro, como forma de chamar a atenção da sociedade para os objetivos da campanha. As TVs Cabo Branco e Paraíba entraram na campanha, iluminando suas fachadas com o rosa.
Segundo o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, durante todo o mês de outubro várias atividades serão realizadas como forma de incentivar as mulheres acima de 40 anos a realizarem o exame clínico da mama. “A nossa meta é de subir para dois mil o número de mamografias no município”, disse Romero.
Atualmente, a Secretaria de Saúde de Campina Grande atende cerca de 1,2 mil mulheres. Os exames são realizados no Hospital Municipal Pedro I, que este mês atende as mulheres também no turno da noite, para intensivar o número de atendimentos durante o período da Campanha. Na Capital, cerca de cinco mil exames são realizados por mês, de acordo com a Secretaria de Saúde de João Pessoa.

Mário Luiz (Carioca) com Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...