terça-feira, 1 de outubro de 2013

Dia do Agricultor é comemorado com a Jornada de Inclusão Produtiva no Município de Conde




A prefeitura municipal de Conde, na Paraíba realizou em parceria com a EMATER local, a Jornada de Inclusão Produtiva do Município, com o objetivo de potencializar a produtividade no município. O evento aconteceu no assentamento de Mata da Chica, na cidade de Conde.

A Jornada de Inclusão Produtiva é um projeto que busca o desenvolvimento da agricultura familiar. O Governo do Estado, por meio da Emater, está percorrendo a Paraíba, melhorando a vida dessas famílias por meio de ações de capacitação e créditos rurais.
 
 
A ação teve a participação de diversas secretarias da prefeitura de Conde, ofereceu serviços aos produtores rurais como aferição de pressão, teste de glicemia e entrega de preservativos, entre outros.
 
A ação é uma forma de incluir o produtor rural na cadeia produtiva do município. “Além dos serviços básicos como exames de saúde, o produtor pode conversar com os técnicos da Emater sobre a sua produção, além de conversar com os bancários sobre créditos e subsídios”.

No evento foram anunciadas linhas de crédito disponíveis para pequenos e médios agricultores no Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste.

Assistência Social
Atendimento do INSS ao trabalhador rural; Apresentação de inovações e práticas exitosas voltadas aos sistemas de produção agropecuários.
 
Programa Mais Alimentos

Lançado em 2008, o Mais Alimentos é uma linha de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) que financia investimentos para a modernização da propriedade rural familiar. A linha permite ao agricultor familiar investir em modernização e aquisição de máquinas e de novos equipamentos, correção e recuperação de solos, resfriadores de leite, melhoria genética, irrigação, implantação de pomares e estufas e armazenagem. 

Estiveram presentes ao evento, representantes da Emater, representantes do Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, representante do INSS, Câmara de Vereadores, Secretaria de Educação, Secretaria de Transportes, Secretaria de Ação Social, Secretaria de Agricultura, Secretaria de Saúde, Núcleo de Cultura e Sindicato de Produtores Rurais.
 
 “São parcerias como estas entre a Secretaria de Agricultura e a EMATER que visam beneficiar a nossa população, que não podemos deixar de apoiar, além de tudo isso que está sendo trabalhado para o melhoramento da produtividade rural não podemos esquecer as estradas do nosso município que já começamos a recuperação e nosso objetivo é manter todas em condições de tráfego para facilitar a escoação da produção rural”. Pontuou a prefeita Tatiana Correa 

O diretor da TV Conde, Mário Luiz (Carioca), destacou os trabalhos realizados pela Secretária da Agricultura e a importância de se comemorar o Dia do Agricultor. “Esses profissionais merecem nosso reconhecimento e gratidão, pois são eles que fazem brotar da terra o sustento de todas as gerações”.


Reportagem: Mário Luiz (Carioca) Jairo Silva do Portal J1
Fotos: TV Conde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...