sábado, 20 de março de 2010

Gripe A: 2ª fase da vacinação deve imunizar mais 350 mil pessoas na Paraíba

A segunda etapa da campanha começa nesta segunda-feira, dia 22, e segue até o dia 2 de abril, com a imunização de 91.328 crianças de 6 meses a 2 anos, 69.322 gestantes e 197.104 doentes crônicos, totalizando uma população estimada em 357.754.
O coordenador de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Walter Albuquerque, explicou que a estimativa da paraibana com doenças crônicas foi feita apenas considerando as faixas etárias de 2 a 19 anos e de 40 a 59 anos de idade, que devem procurar os postos de saúde nesta segunda etapa.
Isso, porque o restante da população com comorbidade que faz parte de outras faixas etárias já estão em outros grupos prioritários (idosos, jovens de 20 a 29 anos e pessoas entre 30 e 39 anos), que terão momentos distintos no calendário de vacinação.
Walter Albuquerque afirmou que “quem está dentro do grupo prioritário vai precisar levar algo que comprove a faixa etária e que faz parte do grupo prioritário que está sendo vacinado. A gestante deve levar o cartão da gestante ou um comprovante do pré-natal, por exemplo. O doente crônico precisa de um atestado, um laudo, um cartão de dispensação de medicação especializada ou qualquer outro documento que comprove sua condição”.
Entre os doentes crônicos estão obesos grau 3; pessoas com doenças respiratórias crônicas desde a infância, pulmonar obstrutiva crônica, neuromuscular com comprometimento da função respiratória, hepática e renal; hemoglobinopatias; asmáticos graves, diabéticos, pacientes menores de 18 anos com terapêutica contínua com salicilatos; portadores da síndrome clínica de insuficiência cardíaca e de cardiopatia estrutural com repercussão clínica e/ou hemodinâmica.
Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Fotos : Central Conde de Jornalismo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...