terça-feira, 2 de março de 2010

Prefeito de Rio Branco do Sul é morto a tiros

Adel Rutz foi atingido por quatro disparos de arma de fogo dentro do próprio carro
Adel Rutz, prefeito de Rio Branco do Sul, e Requião: governador informou sobre morte de prefeito no Twitter.
O prefeito de Rio Branco do Sul, Adel Rutz (PP), 36 anos, foi assassinado a tiros na noite de segunda-feira (1º), por volta das 20 horas, na Rua Domingos Faria, no centro da cidade, próximo da residência dele. Segundo informações da Polícia Civil, o prefeito foi executado dentro do próprio veículo, um Golf.  

Depois que foi atingido pelos tiros — dois nas costas, um no peito e um na perna —, Rutz ainda chegou a ser encaminhado para o Hospital Municipal de Rio Branco do Sul. Mas não resistiu aos ferimentos.

De acordo com informações preliminares, os disparos — os relatos variavam entre 10  e 18 — teriam sido efetuados por criminosos que estavam em outro carro. Porém, segundo relato de testemunhas, o carro que participou do crime — um Gol prata, com duas pessoas a bordo — apenas “fechou” o veículo do prefeito no trânsito da cidade. Os disparos partiram de uma motocicleta, também com duas pessoas. O homem da garupa teria sido o responsável pelos tiros. Um assessor estava com o prefeito na hora dos tiros, mas não ficou ferido.

À noite, policiais militares procuraram os assassinos, mas encontraram apenas a moto, abandonada em uma mata próxima ao local dos tiros. Um dos suspeitos já foi identificado, segundo uma rádio de Curitiba. Mas ninguém havia sido capturado até a meia-noite. A polícia diz não ter informações sobre a motivação do atentado, mas admite, em off,  que a hipótese mais provável seja crime político.

O Centro de Operações Policiais Especiais (COPE) já estava no município ontem à noite para investigar. As informações são de que o prefeito teria passado a tarde em encontros políticos em Curitiba e voltou após as 17 horas para Rio Branco do Sul.

Depois do crime, cerca de 4 mil pessoas se reuniram na praça central da cidade, segundo informações do Corpo  de Bombeiros.

Com a morte de Rutz, Assume o cargo o vice-prefeito, Emerson Caxa, do PMDB. O município de Rio Branco do Sul fica na Região Metropolitana de Curitiba, ao norte da capital, e possui 30 mil habitantes.

A primeira informação sobre a morte do prefeito de Rio Branco do Sul foi dada pelo governador Roberto Requião, através do Twitter.

Histórico — Vereador de Rio Branco do Sul entre 2005 e 2008, Rutz foi eleito prefeito em 2008  com mais de 65% da votação, ou 13.135 votos. Ele disputava o cargo com o ex-prefeito Amauri Johnson (PSC). Foi a maior votação já registrada na cidade. Rutz assumiu no dia 1º de janeiro de 2009.

Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Fotos : Central Conde de Jornalismo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...