quarta-feira, 14 de abril de 2010

Funcionários de Creas serão treinados para atender público LGBT

Mais de 200 profissionais dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) serão capacitados para atender psicológica e juridicamente lésbicas, homossexuais, bissexuais, travestis e transexuais vítimas de violência no Estado. A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH) promove nesta quarta-feira (14), no Centro Integrado de Cruz das Armas, a partir das 8h, a I Jornada de Formação LGBT para equipes de técnicos dos Creas.


O evento acontecerá em 10 cidades pólos até o dia 20 de maio, envolvendo profissionais de 48 cidades. A SEDH coordena o funcionamento de 22 Creas regionais e monitora 22 municipais.
Segundo o coordenador do Centro de Capacitação da SEDH, José Cleudo Gomes, a formação será sobre direitos e legislação de LGBT, homossexualidade e violências. “Queremos sensibilizar a equipe técnica quanto ao respeito à livre orientação sexual e identidade de gênero da população LGBT e também fazer um trabalho preventivo de combate a homofobia no âmbito do serviço público municipal”, disse Cleudo.
A Política Nacional de Assistência Social ampliou desde o final do ano passado o atendimento nos CREAS. Antes o serviço atendia apenas crianças e adolescentes, mas agora recebe mulheres, idosos e pessoas com deficiência. “Dentro dessa parcela incluímos homossexuais e lésbicas”, disse.
Histórico – O Governo do Estado, por meio da SEDH, vem viabilizando ações de promoção de políticas públicas para a população LGBT. Está em vigor a Portaria nº. 041/2009 que estabelece o uso do nome social das travestis e transexuais nas unidades da SEDH. Na Segurança Pública foi implantada a Delegacia Especializada em Crimes Homofóbicos e instalada comissão para apurar denúncias de discriminação por orientação sexual. Ano passado, a SEDH também realizou o I Seminário Cidadania e Direitos Humanos de LGBT.
Locais de formação – A I Jornada de Formação sobre LGBT ocorrerá também no dia 15 em Itaporanga, Uiraúna (16), Catolé do Rocha (3 de maio), Santa Luzia (4), Prata (5), Alagoa Grande (17), Esperança (18), Caldas Brandão (20).

Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Fotos : Central Conde de Jornalismo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...