sexta-feira, 23 de abril de 2010

Secretaria de Ação Social e Trabalho Do Município de Conde criam Programa de Atendimento à Terceira Idade


Grupo de Idosos Flor da Vida
Coordenadora: Dona Fátima
Objetivo: Propiciar aos integrantes do Grupo da Terceira Idade atividades direcionadas á estimulo da memória, atividades físicas compatíveis, palestras visando abordagem comportamental, diálogo intergeracional, abordagem relacional, interação ecológica, reflexão existencial, lazer, socialização, interação inter grupos, encontros temáticos, incentivo ao voluntariado, conhecimento de recursos sócio-assistenciais do município e atividades voltadas ao conhecimento do corpo e a beleza existente no envelhecer com qualidade de vida.



Este ano, a Prefeitura, através da Secretaria de Ação Social e Trabalho, pretendem realizar diversas ações para melhorar a qualidade de vida dos idosos.
Uma das prioridades da Administração para 2010 será desenvolver mais atividades para o grupo, proporcionando melhores ações no meio rural. Além das atividades, também foram discutidos temas como as definições de utilização do termo “idoso” para pessoas acima de 60 anos e o termo “3ª idade” para pessoas com mais de 50 anos.
“A participação dos idosos na construção de ações para serem realizadas em 2010, foi fundamental para que democraticamente todas as reivindicações sejam atendidas. Iremos nos dedicar muito nesse ano para proporcionar melhor qualidade de vida para eles”. 
 A população idosa brasileira constitui-se de aproximadamente 15 milhões de pessoas ou 9,5% da população brasileira. Projeções indicam que o país esta envelhecendo e em 2025 seremos em torno de 32 milhões de idosos. O Brasil deixou de ser um pais de jovens para se tornar um pais em processo de envelhecimento. Com o advento da descoberta dos antibióticos, do avanço da medicina, das novas tecnologias, da melhor higienização do corpo, do sanitarismo e de outros avanços das ciências da saúde, ocorreu um aumento na esperança de vida. Primeiramente nos países desenvolvidos, que conseguiram retardar o processo do envelhecimento e aumentar a expectativa média de vida humana ao nascer; posteriormente, em grande parte dos países em desenvolvimento, que seguiram os países desenvolvidos, em ritmo menos acelerado, porém com aumento significativo da expectativa de vida. O envelhecimento deve ser entendido e estudado do ponto de vista genético, fisiológico, biológico e psicológico, levando-se sempre em consideração a influência exercida pelo meio ambiente. 
 Essa interação é que vai determinar que o processo aconteça normalmente (senescencia), ou dentro de um padrão patológico (senilidade). A velhice pode ser a idade da reflexão, da sabedoria proporcionada pela experiência de ter percorrido um longo caminho, da capacidade de compreensão do que já se viveu e o que os outros ainda vão viver. Mas pode ser também uma etapa de decadência, doenças e perdas. Tudo depende de como encarar a experiência pessoal. Em última análise, é preciso vivenciar a velhice a partir de uma perspectiva esperançosa que traga novas possibilidades.


Diante do aumento da expectativa de vida, é imprescindível viabilizar ações que contribuam para o bem estar da pessoa idosa. É válido ressaltar que as instituições, especialmente as educacionais, não podem se furtar a olhar de frente o impacto do envelhecimento populacional, devendo perceber a necessidade de uma educação que se dê conta da extensão da vida com suas novas exigências. 



Nesse sentido a Secretaria de Ação Social e Trabalho, em parceria com a Prefeitura Municipal de Conde, desenvolvem um trabalho com o “Grupo Flor da Vida” tem proporcionado melhor qualidade de vida aos Idosos, uma vez que estes participam de atividades que estimulam o seu desenvolvimento, tornando-os independentes, o que contribui para o resgate de sua auto-estima e possibilita a sua inserção participativa na sociedade, aprimorando o conhecimento dessa faixa etária, elaborando e apresentando sugestões a serem empregadas, tais como: políticas públicas de atenção ao idoso, atividades pedagógicas, aprendizado lúdico, considerando a vivência e o protagonismo do próprio idoso.


MUNICÍPIO DE CONDE  ATUANDO EM PROL DOS IDOSOS

 O CONDE POSSUI:

 01 Conselho Municipal do Idoso.

Missão / Objetivo: formular diretrizes para o desenvolvimento das atividades de proteção e assistência, que o município deve prestar aos idosos, nas áreas de sua competência; estimular estudos, debates e pesquisas, objetivando prestigiar e valorizar os idosos; propor medidas que visem a garantir ou ampliar os direitos dos idosos, eliminando toda e qualquer disposição discriminatória; incrementar a organização e a mobilização da comunidade idosa; estimular a elaboração de projetos que tenham em mira a participação dos idosos nos diversos setores da atividade social; examinar e dar encaminhamento a assuntos que envolvam problemas relacionados aos idosos.




 Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Fotos : Central Conde de Jornalismo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...