quarta-feira, 21 de abril de 2010


 Nesta quarta-feira, dia 21 de abril, Brasília comemora 50 anos de existência. Fruto da audácia de Juscelino Kubitschek, do projeto urbanístico de Lúcio Costa e dos traços arquitetônicos de Oscar Niemeyer, a cidade é um marco da estética modernista e movimentou milhões com a sua construção. Os custos totais de sua concepção nunca foram revelados e acabaram incorporados nos mistérios das profecias e do sonho de integrar as metrópoles com o interior do Brasil.
No entanto, mesmo tendo sido fundada em 1960, a cidade já tem mais de 200 anos de história para contar. Isso porque foi no começo do século XIX que surgiram os primeiros esboços da ideia de levar a capital para o Planalto Central. Inicialmente, a sugestão teria sido influenciada por questões militares. Como o Rio de Janeiro ficava no litoral, consultores estrangeiros já avisavam que seria melhor ter a sede do governo no centro do Brasil.


Curiosamente, as duas primeiras "Brasílias" foram cidades mineiras. Em 1823, o estadista José Bonifácio sugeriu que a capital fosse transferida para Paracatu. Quase duas décadas depois, o novo destino apontado para sediar o governo brasileiro foi São João del Rei. Posteriormente, a cidade de Formosa, em Goiás, também foi apontada como possível destino. No entanto, nenhuma das tentativas do século XIX vingou. Nesse meio-tempo, a região do Planalto Central também era alvo de profecias astrológicas em religiões alternativas que viam no local, então ermo, um futuro brilhante.
A transferência foi apenas oficializada na Constituição de 1891, mas foi deixada pelos governantes e só foi retomada na Carta de 1946. Naquela ocasião, o governo finalmente se deu conta da instabilidade política do Rio de Janeiro e abraçou a ideia de que a capital precisava ficar distante das manifestações públicas. Integrar as metrópoles com o pouco explorado interior brasileiro também era um dos objetivos da empreitada. Os projetos começaram a se intensificar, o local exato foi escolhido e, durante o governo de Juscelino Kubitschek, a construção da capital começou efetivamente.
Sob a batuta do arquiteto Oscar Niemeyer, Brasília floresceu como um dos projetos arquitetônicos mais ousados de todos os tempos. Com um estilo modernista, ele projetou uma cidade que fosse capaz de surpreender seus visitantes.
"Preocupava-me, fundamentalmente, que esses prédios constituíssem qualquer coisa de novo e diferente, fora da rotina de modo a proporcionar aos futuros visitantes da Nova Capital uma sensação de surpresa e emoção que a engrandecesse e caracterizasse. Com relação aos outros prédios - prédios urbanos - desejava estabelecer uma disciplina que preservasse a unidade dos conjuntos, fixando, para os mesmos, normas e princípios com o objetivo de evitar, entre outros inconvenientes, as tendências formalistas. Com essa intenção, organizamos, mais tarde, um serviço especial de aprovação de plantas onde, intransigentemente, mantivemos esse critério", disse o arquiteto.

Mega-show na comemoração

Para comemorar seu aniversário de 50 anos, a cidade de Brasília terá um mega-show comandado pela cantora Daniela Mercury, que será mestre de cerimônia do evento. A festa será na Esplanada dos Ministérios e está programada para começar às 16h. A dupla Pedro Paulo e Matheus, os Paralamas do Sucesso e Milton Nascimento irão se apresentar enquanto Nx Zero, Bruno e Marrone e Luan Santana, anteriormente cotados para integrar o show, ficaram de fora da festa.

 "A população pode esperar uma grande festa e muita energia positiva", disse o secretário de Cultura, Silvestre Gorgulho. O governador em exercício Wilson Lima espera que o clima ruim que a vida política da cidade atravessa desde o escândalo de Arruda não interfira nas comemorações.

"Quando assumi o governo, senti o peso de separar a crise política da festa de 50 anos da cidade. Tenho
certeza de que saíra da forma mais agradável para a população", ressaltou o político.

HOMENAGEM DA TV CONDE A TODOS INTERNAUTAS DESSA LINDA CIDADE QUE ACESSAM O NOSSO PORTAL DE NOTÍCIAS.

Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Fotos : Central Conde de Jornalismo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...