quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Carro elétrico retira energia da estrada

Estudantes criaram veículo para testar praticidade de tecnologia sem fio
Divulgação
O E-Quickie retira energia elétrica de trilhos condutores
colocados no chão, por meio de indução elétrica


Estudantes alemães criaram um carro elétrico de três rodas que retira energia da estrada por meio de uma tecnologia sem fio.

Os alunos de engenharia mecânica e de mecatrônica da Universidade de ciências Aplicadas de Karlsruhe construíram um veículo experimental para testar a praticidade da tecnologia sem fio.

O carro é movido por uma espécie de cubo, que retira energia de trilhos condutores, colocados no chão, por meio de indução elétrica.

Os receptores são instalados debaixo do carro. Pequenas baterias a bordo do veículo funcionam como um amortecedor quando o carro sai dos trilhos condutores de eletricidade.

O trilho condutor foi fornecido pela empresa SEW-Eurodrive, que fica na cidade alemã de Bruchsal. Já os componentes do veículo foram projetados e construídos por 14 alunos, que usaram fibra de carbono e materiais hi-tech no chassi e nos sistemas de freio e de direção. O projeto foi testado e ajustado em um canal de vento virtual antes que o carro fosse construído.

O veículo lembra uma bicicleta reclinada, na qual o motorista fica dentro de uma cápsula. O carro pesa apenas 60 kg, mas a equipe quer reduzir seu peso para 40 kg.

O chefe da pesquisa, Jürgen Walter, da faculdade de engenharia mecânica e mecatrônica da universidade, disse que a equipe quer  obter uma relação de peso entre o motorista e o veículo de 2:1, enquanto na maioria dos veículos essa relação é de 1:10 e 1:15.

O design leve do carro permite que alcance a velocidade de 50 km/h, apesar de seu motor de 2 kW. O veículo completou 40 voltas em um trilho condutor de 222 metros montado na universidade.

Da Redação Com R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...