quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Nova cadeia pública deve desafogar Presídio do Roger

Nova cadeia pública deve desafogar Presídio do Roger

“O Governo do Estado não pretende desativar o Presídio do Roger, mas construir uma nova unidade prisional destinada a presos provisórios de alta periculosidade”. A informação é do Secretário de Cidadania e Administração Penitenciária (Secap), Carlos Mangueira, em resposta às especulações que surgiram sobre a possível desativação do presídio, preocupando moradores do bairro do Roger que não querem a transferência.

A cadeia pública de segurança máxima de regime fechado para presos provisórios masculinos terá capacidade inicial de 369 vagas e será construída no Complexo Penitenciário de Mangabeira, onde já se encontram o Centro de Reeducação Maria Júlia Maranhão (Presídio Feminino), o Presídio Sílvio Porto (condenados de segurança máxima) e a Penitenciária Juiz Hitler Cantalice (condenados de segurança média).

Para a construção, recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) foram ofertados pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério da Justiça. A obra, orçada em R$ 4.469.824,92, tem um custo por vaga de R$ 11.287,44.

“O baixo custo para implantação e operacionalização dessa cadeia pública se deve pela escolha do lugar, que possui excelente infra-estrutura de água, energia, esgotamento sanitário, coleta de lixo, e, principalmente, para logística de segurança externa em razão da estrutura prisional ali existente”, explicou o secretário.

Segundo Mangueira, a cadeia pública de Mangabeira foi elaborada para propiciar um tratamento mais humano aos internos e conforto ambiental, valorizar o funcionário e facilitar a administração com a redução de custos operacionais.

“Pretendemos reter na nova unidade os presos provisórios classificados como de maior periculosidade, já que será construída em concreto nas áreas de contenção dos presos, mantendo o Presídio do Roger com os presos provisórios considerados menos perigosos em termos de segurança”, disse.


Secom PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...