quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Cidade de Conde em 2009 da Show na Educação


 O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) recém divulgado pelo Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) demonstra uma melhora no desempenho das Escolas Municipais do Litoral Sul, sendo que a grande maioria superou as metas estabelecidas. Pela avaliação do IDEB, entre as cidades do Litoral Sul, conde foi à melhor colocada.
A nota superou as médias do Litoral Sul, 3.9, e ficou na média da Paraíba que foi de 3.9, ficando a frente das médias das cidades vizinhas.
Essa avaliação externa, em nível federal, é calculada a partir das taxas de aprovação obtida no Censo Escolar, e nas médias de desempenho nas avaliações do Inep - a Prova Brasil e o Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica)-, que avaliam as habilidades em língua portuguesa e matemática.
As avaliações do Inep são direcionados aos estudantes dos 5º. E 9º. Ano (4ª. E 8ª. Série) do Ensino Fundamental, e na 3ª. Série do ensino Médio. No ano passado, a Prova Brasil foi aplicada aos estudantes dos 9os. Anos (8as. Séries) das Escolas Municipais do Litoral Sul.
Para o Prefeito de Conde, Aluísio Vinagre Régis, é gratificante obter o resultado positivo do desempenho das escolas da nossa região. Isso demonstra o trabalho eficaz realizado pelo conjunto de profissionais envolvidos. Entretanto, ainda precisamos continuar investindo pós a meta estabelecida para as escolas Municipais é atingir a nota 6 em 2022, que corresponde à qualidade do ensino em países desenvolvidos.

Confira abaixo o resultado do IDEB 2009 das escolas municipais dos municípios do Litoral Sul, e suas respectivas metas para o referido ano.


IDEB – Sistemas Municipais – Estado da    Paraíba - 2009
Classificação
Municípios
IDEB
Conde
3,9
Pedras de Fogos
3,4
PITIMBU
3,2
Caaporã
3,1
Alhandra
3,1
Fonte: INEP (http://portalideb.inep.gov.br/)

Alhandra É o pior desempenho em  médias do Ideb no Litoral Sul, segundo Ministério da Educação.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente à sala de aula.

Para que pais e responsáveis acompanhem o desempenho da escola de seus filhos, basta verificar o Ideb da instituição, que é apresentado numa escala de zero a dez. Da mesma forma, gestores acompanham o trabalho das secretarias municipais e estaduais pela melhoria da educação.

O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.
Fonte: INEP (http://portalideb.inep.gov.br/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...