domingo, 20 de março de 2011

'Obrigado', diz Barack Obama no Theatro Municipal do Rio


Rio - Barack Obama chegou minutos antes das 15h deste domingo em um Theatro Municipal lotado por convidados que esperaram ansiosamente para assistir ao discurso do presidente dos Estado Unidos no Rio de Janeiro. "Obrigado", disse o simpático Obama aos dois mil presentes. Em português, o líder norte-americano falou ainda: "Alô, Rio de Janeiro. Boa tarde, povo brasileiro". Obama discursou por cerca de 14 minutos e, no fim, foi aplaudido de pé.

Foto: EFE
Muito simpático, presidente dos EUA arrisca umas palavras em português | Foto: EFE
"Desde que nós chegamos o povo dessa nação tem mostrado a mim e a minha família o calor e a generosidade do brasileiro. Nunca imaginei que este país era mais lindo do que visto nos filmes", disse Obama arrancando aplausos da plateia.
Bem-humorado, o presidente lembrou do valor afetivo da sua viagem ao Brasil. Lembrou que sua mãe se apaixonou pelo Brasil ao assistir o filme "Orfeu do Carnaval", filmado no Morro do Chapéu Mangueira, na Zona Sul do Rio, e que foi peça teatral encenada no próprio Theatro Municipal.
Foto: Marcelo Regua / Agência O Dia
Foto: Marcelo Regua / Agência O Dia
“Nunca minha mãe imaginaria que minha primeira visita ao Brasil seria como presidente dos Estados Unidos”, afirmou Obama. “Também nunca imaginaria que este país é mais bonito ainda. Vocês são um país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza”, contou, citando o “verde” e o “mar”.

"Eu já vi essa beleza nas montanhas, nas areias e nas congregações de brasileiros. Nós temos os paulistas, baianos, mineiros, homens e mulheres das regiões rurais, do interior e jovens que são o futuro da nação", acrescentou o carismático americano.
Foto: EFE
Barack Obama faz discurso histórico no Theatro Municipal | Foto: EFE
Obama citou, ainda, a partida entre Vasco e Botafogo e lembrou o quanto o futebol é importante para o brasileiro. Mais cedo, Barack Obama recebeu as camisas da Seleção Brasileira, do Flamengo e do Fluminense.
"O progresso do povo brasileiro inspirou o mundo. Milhões foram retiradios da pobreza", falou Obama citando a favela de Cidade de Deus como exemplo disso.

Ao falar da presidenta Dilma Housseff, Obama citou o passado marcado pela ditadura brasileira e o fato de ter sido torturada pelo seu próprio país. "O Brasil mostrou que a ditarura pode virar uma democracia", disse.  "No Brasil, vocês lutaram por duas décadas durante a ditadura, pelo direito de serem ouvidos", complementou.

Ansiedade antes de Obama chegar

Um sósia do presidente chegou à porta do teatro. Fingindo estar cercado por seguranças, divertiu os presentes e foi convidado a entrar para assistir ao discurso. A ex-candidata à presidência da república Marina Silva também está no local aguardando a chegada de Obama.
Outra cena que chama a atenção dos convidados é um grupo de cerca de 40 senhoras vestidas com roupas coloridas, bandanas e bandeiras do Brasil e dos Estados Unidos.  As senhoras fizeram passinhos de dança e balançavam as mãos ao som do AfroReggae. O grupo tocou Imagine, de John Lennon. Antes do AfroReggae, um trio de cordas se apresentou.
Cerca de duas mil pessoas devem assistir ao discurso do presidente. Entre os convidados estão o empresário Eike Batista, o ex-jogador Pelé e os artistas Martinho da Vila, Alcione, Lázaro Ramos, Gilberto Gil e Thaís Araújo. Todos os presentes foram revistados pela polícia secreta americana.
Da Redação com O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...