quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Decisão de juíza diz que pesquisa do Ibope dos prefeitáveis de João Pessoa não era fraudulenta

Decisão de juíza diz que pesquisa do Ibope dos prefeitáveis de João Pessoa não era fraudulenta
  A juíza titular da 70ª Zona Eleitoral da Paraíba, Túlia Gomes, decidiu arquivar uma reclamação da coligação 'Pra seguir em frente', da candidata à prefeitura de João Pessoa Estelizabel Bezerra (PSB), contra o Ibope.

Na sentença, a juíza diz que ficou comprovado que não houve intenção de realizar pesquisa fraudulenta por parte do instituto. A representação foi movida após ter sido identificado, no início de setembro, que um dos formulário de realização da consulta não continha o nome de Estelizabel.


A magistrada afirma que ficou claro que houve apenas um erro na confecção das cédulas de pesquisa. Ela ressalta na decisão que “homens e máquinas são passíveis de erros”. A sentença da juíza foi publicada nesta quarta-feira (19) no Diário da Justiça.


A ausência do nome de Estelizabel Bezerra foi constatada por um estudante quando ele respondia ao questionário da pesquisa. O pesquisador que aplicava o questionário chegou a ser detido e ouvido pela Justiça Eleitoral.

Na época, a juíza determinou a suspensão da pesquisa e o Ibope reconheceu o erro na impressão das cédulas e decidiu cancelar a divulgação do resultado da consulta, mas reforçou que o erro ocorrido não influenciaria no resultado, já que a falha ocorreu em um formulário utilizado apenas para consumo interno do instituto.

O jurídico da coligação de Estelizabel Bezerra disse que não pretende entrar com recurso contra a decisão. De acordo com a advogada Tainá de Freitas não há mais o que se discutir judicialmente, já que o próprio Ibope cancelou a divulgação da pesquisa.

A nova rodada da pesquisa Ibope com a intenção de votos para as eleições de João Pessoa sairá na sexta-feira (21).


Mário Luiz (Carioca) G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...