quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Cientistas americanos criam 'robô mula sem cabeça'

Máquina deve servir como burro de carga para soldados.
Veículo carrega até 200 kg e anda 32 km em um dia.

Robô imita formato e funções de um cavalo (Foto: Reprodução/LS3) 
Robô imita formato e funções de um cavalo (Foto: Reprodução/LS3)
Cientistas norte-americanos desenvolveram um robô que é uma verdadeira "mula sem cabeça" mecânica – ele tem o formato de um cavalo que se locomove da mesma forma que o animal. Ele tem quatro patas, trota e se move nas mesmas direções em que um equino se move. O robô pode ser visto em ação neste vídeo postado no YouTube.
O projeto recebeu o nome de Legged Squad Support Systems (Sistema de Apoio a Equipes sobre Patas, em tradução Livre), ou LS3. Ele foi elaborado em conjunto por várias instituições de pesquisa dos Estados Unidos.
O uso do robô é militar. Ele é capaz de levar quase 200 kg, tem autonomia para andar 32 km e trabalha 24 horas seguidas sem parar. Serviria, portanto, como um burro de carga para os soldados.
A vantagem do formato de cavalo é justamente esta – ao contrário de um veículo sobre rodas, o cavalo é capaz de acessar qualquer lugar por onde um soldado possa caminhar, por mais íngreme ou acidentado que seja.
Outra vantagem do robô é que ele não precisa de um piloto. A máquina é programada para seguir alguém com sua visão de computador e sensores de localização, além de contar com um GPS para se orientar.

Mário Luiz (Carioca) com G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...