terça-feira, 11 de setembro de 2012

Atentatos de 11 de Setembro completam hoje 11 anos

Chao Soi Cheong/AP
Há 11 anos, o dia 11 de setembro traz a lembrança do maior atentado terrorista de todos os tempos.

Uma ação orquestrada pela rede Al Qaeda sequestrou quatro aviões para atingir as torres do World Trade Center, em Nova York, o Pentágono, em Washington, além de derrubar uma das aeronaves na Pensilvânia.

Na ocasião, o mundo parou para assistir aos prédios atingidos e, mais tarde, desabar e cobrir a cidade de poeira. Passados 11 anos, as imagens dos atentados ainda impressionam. Relembre mais a seguir.
Marty Lederhandler/AP
O atentado começou cedo: às 8h46 (9h46 no horário de Brasília) um Boeing 747 da companhia aérea American Airlines atingiu a torre norte do WTC, entre os andares 93 e 99.

No momento da batida, o avião estava a aproximadamente 790 km/h.

Ali, começava a triste lembrança do 11 de Setembro, que derrubou um dos maiores símbolos da economia dos Estados Unidos e atingiu o comando de defesa do país, o Pentágono.
Reprodução/USA Today
Cerca de 16 minutos após a primeira colisão, um segundo avião atingiu a outra torre do complexo do WTC, em uma das imagens mais impressionantes do atentado.

A uma velocidade de 950 km/h, a aeronave atingiu o edifício no momento em que bombeiros ordenavam a evacuação dos prédios.

Reprodução/USA Today
Emissoras de televisão do mundo inteiro foram até o local, na tentativa de entender o que estava acontecendo.

Richard Drew/AP
 Desesperadas, algumas das pessoas que estavam nos prédios foram flagradas pulando dos edifícios.
Naquela manhã, às 9h59, a torre sul desabou, levantando uma enorme nuvem de poeira.

Às 10h28, a torre norte veio ao chão. Ninguém que estava nos andares acima do impacto do avião conseguiu sobreviver à queda. Na imagem, a primeira torre desabando.
Reprodução/USA Today


Até hoje, muitas pessoas sofrem com os atentados de 11 de Setembro.

Centenas de policiais e bombeiros que trabalharam no resgate às vítimas nas torres gêmeas ainda sofrem com problemas respiratórios e de câncer, causados pela fumaça que tomou conta do local após o desabamento dos prédios.
Doug Mills/AP
O então presidente dos EUA, George W. Bush, estava visitando uma escola no momento dos atentados. Ao ser informado do que estava acontecendo em Nova York e Washington, Bush não demonstrou nenhuma reação e foi duramente criticado pelos americanos e pela comunidade internacional.

Anos após o atentado, Bush disse que queria passar "uma imagem de calma" para o país.

Na foto, Bush recebe a notícia de seu assessor, que lhe diz a seguinte frase: "A América está sendo atacada".

Ron Edmonds/AP
Enquanto as atenções estavam voltadas para Nova York, o Pentágono, sede do Departamento de Defesa no Estado de Washington, também era atacado.

O terceiro avião foi lançado contra o prédio, matando 64 pessoas que estavam na aeronave e 125 funcionários que trabalhavam no local.

Na imagem, um helicóptero da Força Aérea dos EUA sobrevoa uma das alas do Pentágono atingida pelo avião.


David Maxwell/AFP
Um quarto avião também tinha como alvo importantes símbolos da política norte-americana. O voo 93 da United Airlines estava a caminho do Capitólio (sede do Poder Legislativo dos EUA) ou da Casa Branca, ambos na cidade de Washington.

Os passageiros do avião, porém, enfrentaram os sequestradores e frustraram o plano. A aeronave, que levava 37 passageiros, sete tripulantes e quatro terroristas, caiu em um campo na Pensilvânia, matando todos a bordo.

Na imagem, peritos trabalham no local onde o avião caiu.

Reprodução/ USA Today
Quase 3.000 pessoas morreram nos ataques. Das vítimas, 19 eram terroristas responsáveis pelos atentados.

Osama bin Laden, líder do grupo Al Qaeda e suposto responsável pela organização dos ataques, passou a ser procurado pelas forças de inteligência dos EUA após os atentados.

No início de maio de 2011, o presidente Barack Obama parou o mundo ao anunciar que Bin Laden tinha sido capturado e assassinado no Paquistão.

Na imagem, equipes de bombeiros trabalhavam no resgate das vítimas nos escombros dos edifícios em Nova York.
Adrees Latif/Reuters


Os ataques de 11 de Setembro resultaram na invasão dos Estados Unidos ao Iraque e ao Afeganistão, com o objetivo de combater células terroristas da Al Qaeda.

Atualmente, um memorial (foto) foi construído no local exato onde ficava as torres gêmeas, em Nova York.

Mário Luiz (Carioca) com R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...