sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Charges de Maomé são republicadas e líder muçulmano francês pede calma


PARIS, 21 Set (Reuters) - A principal agência representante dos muçulmanos na França pediu calma nesta sexta-feira, quando uma nova edição das charges que representam o profeta Maomé nu chegou às bancas do país, renovando preocupações sobre mais protestos no dia reservado a orações no mundo islâmico.
As charges no semanário satírico Charlie Hebdo aumentaram as tensões após um filme que zomba de Maomé, que provocou ataques contra embaixadas norte-americanas e de países ocidentais. O embaixador dos EUA na Líbia foi morto e militantes realizaram um ataque suicida no Afeganistão em retaliação pelo vídeo.
Embaixadas, escolas e centros culturais franceses foram fechados em 20 países muçulmanos por ordem do governo da França após a primeira publicação das charges.
Em Paris, a polícia entrou em alerta depois que protestos programados por alguns grupos muçulmanos foram proibidos.
Mohammed Moussaoui, líder do Conselho Muçulmano Francês (CFCM), descreveu o filme e as charges como "atos de agressão", mas fez um apelo aos muçulmanos franceses para não tomarem as ruas com protestos violentos.
"Repito o pedido do CFCM para não protestarem -- qualquer protesto pode ser sequestrado e contraproducente", disse Moussaoui à rádio francesa RFI.
O semanário Charlie Hebdo, cujo escritório em Paris está sob proteção policial, desafiou os críticos das charges ao lançar uma nova edição da publicação que causou furor e esgotou em poucos minutos na quarta-feira. A publicação disse que as charges têm o objetivo de fazer piada com toda a confusão envolvendo o filme.
Houve poucos protestos nas ruas da França contra as charges, mas autoridades francesas estão preocupadas que elas possam alimentar a fúria em outras partes do mundo iniciada com o filme, feito na Califórnia, que representa o profeta Maomé como um devasso.
Cerca de 100 iranianos protestaram em frente à embaixada da França em Teerã na quinta-feira.
(Reportagem de Brian Love)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...