sábado, 5 de junho de 2010

Cientistas não sabem explicar buraco causado por Agatha

Área está isolada e moradores tiveram que deixar suas casas




Buraco criado pela depressão tropical Agatha cobre intersecção de rua no centro da Cidade deGuatemala
Os geólogos ainda não conseguem dar uma explicação científica sobre o enorme buraco formado em uma zona residencial do norte da capital guatemalteca, no fim de semana passado, em consequência das fortes chuvas provocadas pela tempestade tropical "Agatha".

A área, que se encontra custodiada por dezenas de policiais, soldados e funcionários da Defesa Civil, estava hoje totalmente desolada e apenas alguns moradores desocupavam as residências.

"Não temos outra opção senão sairmos e buscarmos outro lugar para viver, enquanto se determina o que acontecerá. Há muito medo entre os moradores, porque se teme que haja outro afundamento", disse à Agência Efe Aníbal Juárez, um dos últimos moradores a desocupar a área.

Geólogos da Defesa Civil iniciaram ontem a pesquisa científica sobre a formação deste buraco gigante para saber como está a situação do subsolo e determinar as causas do ocorrido. Por meio de um radar de penetração de subsolo introduzido ontem, os especialistas puderam determinar que não existem cavernas no interior, mas a areia vulcânica nos arredores impediu a realização de um estudo completo.

A explicação preliminar que as autoridades dão à formação desta cratera, que tem um diâmetro médio de 21,5 metros e profundidade de 31,2 metros, é que foi o resultado de uma carga excessiva de água no terreno, originada pelas chuvas torrenciais.
Da Redação Com  Último Segundo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...