quarta-feira, 9 de junho de 2010

Restaurada, estátua do Cristo Redentor já está sem andaimes

Equipamentos usados para restauração estão sendo retirados há dias.
Base do monumento permanece com estrutura.

Quem visitou o monumento do Cristo Redentor nesta quarta-feira (9) conseguiu ver a estátua do Cristo Redentor sem os andaimens usados para a restauração do local nos últimos meses. Apenas a base do monumento ficou com o equipamento.
Foram cerca de quatro meses de obra para restaurar o Cristo Redentor.
A retirada dos equipamentos durou cerca de dez dias, mas ainda não foi finalizada.
As obras começaram no final de janeiro e tiveram custo de R$ 7 milhões. Símbolo do Rio de Janeiro, o monumento não ficou fechado à visitação por causa das obras.
No entanto, por causa de deslizamentos na estrada que dá acesso ao local, causados pela chuva que atingiu a cidade em abril, o monumento ficou fechado aos turistas. Além disso, o acesso chegou a ser bloqueado durante um protesto de servidores.
O contrato entre a mineradora Vale, responsável pela reforma, e a Arquidiocese do Rio prevê também a manutenção e conservação da estátua e da área do platô até 2015.
Segundo a empresa, um estudo realizado no monumento detectou perda do mosaico de pedra-sabão que reveste a estátua, algumas pequenas rachaduras, desnível de rejuntes e também manchas de umidade.
Patrimônio nacional
Em dezembro de 2009, o Cristo Redentor foi tombado definitivamente como patrimônio nacional. O monumento, de 38 metros de altura - localizado no Morro do Corcovado, dentro do Parque Nacional da Tijuca - foi inaugurado em 1931. Seu tombamento provisório estava em vigor desde 2008.

O projeto foi do engenheiro Heitor da Silva Costa. Quem desenhou a estátua foi o artista plástico Carlos Oswald, e seu escultor foi o francês de origem polonesa Paul Landowski. A estátua, feita de pedra-sabão, foi eleita uma das novas sete maravilhas do mundo no dia 7 de julho de 2009.

Da Redação Com G1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...