sábado, 19 de junho de 2010

Luiz Gonzaga é o Homenageado no 4° São João Interescolar na cidade de Conde


 O 4° São João Interescolar foi um sucesso no ginásio poliesportivo na cidade de Conde.
Marcado por muita emoção com a homenagem ao nosso eterno Rei do Baião “Luiz Gonzaga”.
As apresentações das escolas da rede municipal tiveram como tema as músicas de Luiz Gonzaga, resgatando as raízes do povo nordestino.

 
A encenação foi perfeita por alguns jovens das escolas que fizeram as suas apresentações, misturou um pouco de dança com peça teatral e o ginásio poliesportivo de Conde se transformou num grande teatro, Sentimos na alma a presença do Rei do baião.
Aproveito o momento para falar um pouco sobre ele.


Luiz Gonzaga é único, um dos verdadeiros gênios da música. É contemporâneo e sempre é atual. Não confundo e não vejo relação alguma da música dele com esse "forró? eletrônico" que toca nas rádios. A relação da música do rei do Baião vê em Fagner, Elba Ramalho, Marinês, Waldonys, Alcimar Monteiro, Alceu Valença e principalmente o mestre Dominguinhos.

A música de Luiz Gonzaga está presente em todo sanfoneiro que toca suas músicas e que forma o trio junto com o triângulo e a zabumba. Quem nunca escutou o forró de primeira tocado ao pé da serra na Paraíba? Essa é a música que engrandece a nossa alma e nos remete a um orgulho de ter nascido numa terra tão rica e abençoada por Deus.
É de fundamental importância para qualquer região a divulgação de sua cultura e costumes, seja através da literatura, da pintura da música. Os nordestinos, detentores de uma das culturas mais ricas e diversificadas do País, devem agradecer e saudar a todos os que, de alguma forma, contribuem para essa divulgação. Os mais expressivos nomes da literatura brasileira merecem a louvação e entre eles destacam-se Rachel de Queiroz, Gilberto Freyre, José Lins do Rego, Ascenso Ferreira, Hermilo Borba Filho, José Américo de Almeida, Ariano Suassuna, Luiz Marinho e tantos outros, estudiosos e vivenciadores dessa cultura regional. Igualmente, na área musical, tem-se que louvar também inúmeros nordestinos que se destacaram nesse resgate cultural. Assim, além de João Pernambuco, Minona Carneiro, Manezinho Araújo, Augusto Calheiros, Stephana de Macedo, a dupla Jararaca e Ratinho, Gilvan Chaves, Gordurinha, Luiz Vieira, não se pode esquecer os que receberam influência direta de Luiz Gonzaga, como Caetano, Gil, João do Valle, Geraldo Vandré, Quinteto Violado, Alceu Valença, Dominguinhos, Alcimar Monteiro, Nando Cordel, Jorge de Altinho. Isso, só para citar alguns.
Todos, prestando serviços inestimáveis a essa causa nordestina, cuja bandeira mais alva e pura, continua tremulando no alto da coragem e do talento nordestinos, desde quando erguida com destaque na MPB pelo saudoso e inesquecível “Rei do Baião”, Luiz Gonzaga que, ainda no dizer de Tarik de Souza, famoso crítico musical, “fez mais pelo Nordeste do que a maioria dos seus políticos reunidos colonizou o Sul ao contrário, fez o ritmo nordestino dominar aquela região por mais de uma década”.

Parabéns a Secretária de Educação, Maria Elizete e toda sua equipe e para Coordenadora do Núcleo de Cultura, Fátima Vitorino e toda a sua equipe pela realização desse belíssimo São João Interescolar.


Reportagem: Mário Luiz
Fotos: Central Conde de Jornalismo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...