terça-feira, 22 de novembro de 2011

Campanha de vacinação contra raiva acontece neste sábado em toda a Paraíba


Os 223 municípios da Paraíba serão contemplados neste sábado, dia 26, com a Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos. A doença mata anualmente 55 mil pessoas no mundo e no meio urbano, o cão é o maior transmissor da doença, seguido pelos morcegos.
Para garantir a imunização em todo o estado, a Secretaria de Saúde já distribuiu para as Gerências Regionais de Saúde  as 656 mil doses de vacina e igual número de seringas e agulhas para utilização durante a campanha.
Na Paraíba, a meta é imunizar 589.461 animais, sendo 398.925 cães e 190.536 gatos. O próximo dia 26 será o "Dia D” da campanha, quando a imunização será concentrada na zona urbana. No período das 8h às 17h, mais de 800 postos de vacinação estarão abertos, mobilizando aproximadamente seis mil profissionais de saúde.
Pelo terceiro ano consecutivo, será utilizada a vacina de cultivo celular em cães. O imunizante faz parte de um protocolo assinado entre os países latinoamericanos e a Organização Mundial de Saúde (OMS), que pretende eliminar a raiva humana transmitida por cães, principal fonte de infecção no ciclo urbano, até o ano de 2012.
Até setembro deste ano, foram registrados nove casos de raiva animal, sendo um caso em morcego e oito em bovinos. No ano passado, foram registrados um caso de raiva canina e 13 casos em bovinos.
Sobre a doença
A raiva é uma doença infecciosa aguda, de etiologia viral, transmitida ao homem por meio da mordedura, arranhadura, lambedura de mucosas ou pele lesionada por animais raivosos, provocando uma encefalite viral aguda. A transmissão ocorre quando o vírus rábico existente na saliva do animal infectado penetra no organismo.

A doença acomete o sistema nervoso central, levando ao óbito após curta evolução. É letal em aproximadamente 100% dos casos, por ser causada por um vírus mortal, tanto para os homens quanto para os animais, e a única forma de evitá-la é pela vacinação anual, que não tem contraindicação.

A raiva apresenta quatro ciclos de transmissão: no ciclo rural, os bovinos, ovinos, caprinos, suínos e equídeos são os principais elementos transmissores da raiva; no ciclo silvestre, as raposas, guaxinins, macacos e roedores têm maior destaque na transmissão da doença; no ciclo aéreo, os morcegos representam o maior perigo; e no ciclo urbano os principais elementos responsáveis pela manutenção do vírus rábico são os cães e gatos.

Da Redação com O Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...