sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Hemocentro se mobiliza na Paraíba para incentivar doadores de sangue

Nesta sexta-feira (25) é comemorado o Dia do Doador de Sangue.

Ano teve 124% de doações a mais em relação a 2010, segundo órgão.

Nesta sexta-feira (25) é comemorado o Dia do Doador de Sangue. Para incentivar a participação da população, o Hemocentro da Paraiba tem uma programação especial, com entrega de brindes e medalhas, atividades com fisioterapeuta e café da manhã. Em João Pessoa, os interessados poderão procurar o Hemocentro na Avenida Pedro II e a unidade de coleta externa no Busto de Tamandaré, localizado na praia de Tambaú.
Em Campina Grande, as doações poderão ser feitas no Hemocentro Regional, no bairro do Catolé. Na quarta-feira (30), a unidade móvel ficará à disposição da população na Praça da Bandeira. Também há 11 hemonúcleos espalhados por Guarabira, Itabaiana, Picuí, Monteiro, Patos, Piancó, Princesa Isabel, Itaporanga, Catolé do Rocha, Sousa e Cajazeiras.
De acordo com a diretora geral do Hemocentro da Paraíba, diariamente são distribuídas mais de três mil bolsas de sangue para as instituições de saúde de toda a Paraíba. Em média, são 15 transfusões diárias na sede do Hemocentro em João Pessoa, que recebe de 150 a 200 doadores por dia.
saiba mais
Para ela, o balanço do ano de 2011 até agora é positivo. O número de coletas externas cresceu 124% neste ano em comparação com o ano passado. Foram 1.227 coletas em 2011, contra 548 em 2010. Conforme Sandra, aumentou o número de doadores, principalmente entre os jovens na faixa dos 18 aos 29 anos. A quantidade de doações entre as mulheres também cresceu, passando de 6.188 em 2010 para 6.897, neste ano.
O tipo sanguíneo mais raro no estoque é o AB negativo e os mais comuns são A e O positivo, conforme revelou a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas Especiais do Hemocentro da Paraíba, Divane Cabral Pinheiro. "O período do ano de maior demanda por sangue são, geralmente, os períodos de festas, quando aumenta o número de acidentes, a exemplo do Carnaval, São João e festas de final de ano”, observou.
Como doar
Os voluntários precisam levar documento oficial com fotografia (RG, habilitação ou carteira profissional). As informações sobre os locais onde a unidade móvel estará realizando as coletas podem ser adquiridas pelo telefone (83) 3218-5690.
Os homens podem fazer até quatro doações por ano e as mulheres, três, com um intervalo mínimo de dois meses para eles e de três para elas. O doador deve ter idade entre 18 anos completos e menos de 68 anos, mas também podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, com o consentimento formal do responsável legal.
Os candidatos devem pesar, no mínimo, 50 quilos. É contraindicado doar no período de 12 horas após a ingestão de bebida alcoólica.

Da Redação com PB Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...