terça-feira, 29 de novembro de 2011

Marco Maia assumirá pela primeira vez a Presidência da República

O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), assumirá pela primeira vez a Presidência da República, na próxima quinta-feira, e ficará no poder até sábado, quando a presidente Dilma Rousseff e o vice Michel Temer voltarão do exterior. Dilma embarca quinta-feira para Caracas, onde participará da reunião da Comunidade dos Estados Latinoamericanos e Caribenhos (Celac), organizada pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Michel Temer viaja nesta terça-feira para Nova York. Na quinta-feira, o vice-presidente vai dar um aula magna sobre democracia e direito constitucional, na Universidade de Columbia. No dia seguinte, na mesma universidade, vai falar sobre o papel dos Brics (Brasil, Rússia, Índia e China) no novo cenário mundial. Temer retorna ao Brasil no sábado. Em viagens da presidente Dilma ao exterior, Temer já assumiu o cargo dez vezes e ficou 38 dias no poder.
Petista de poucas afinidades com a presidente Dilma Rousseff, com quem já divergiu sobre assuntos diversos, o deputado Marco Maia promete ser discreto na sua interinidade na Presidência. Sua assessoria ainda analisava na segunda-feira junto ao cerimonial presidencial se ele precisa ficar, de fato, no Palácio do Planalto, ou pode manter sua rotina na Câmara. Deve prevalecer o modelo de despachar no Palácio do Planalto.
O presidente da Câmara é, pela Constituição Brasileira, o segundo na linha sucessória da Presidência da República, depois do vice. O terceiro é o presidente do Senado, e o quarto o presidente do Supremo Tribunal Federal.
Nesta terça-feira, na condição de presidente da Câmara, Marco Maia oferece almoço às bancadas do PMDB na Câmara e no Senado, com a presença, inclusive do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP)

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...