terça-feira, 8 de novembro de 2011

Robô japonês entende se você quer chá ou café

Asimo também consegue correr e andar com um pé só


AsimoYoshikazu Tsuno/AFP
Robô abre garrafa térmica em demonstração
O simpático robô Asimo, que tem a forma de um humano, está correndo mais rápido, consegue se equilibrar em superfícies instáveis, anda sobre uma perna só e serve bebidas.
A máquina, desenvolvida pela Honda, consegue agora correr a 9 km/h (em 2005, ele andava a 6 km/h), mesmo em solos não muito firmes.
Ele também está mais ágil para realizar atividades domésticas: em uma demonstração em Tóquio, no Japão, ele conseguiu reconhecer as vozes de três pessoas diferentes falando ao mesmo tempo, usando reconhecimento facial e análise de som.
Com isso, ele conseguiu entender que uma pessoa queria café, outra um suco e laranja e uma terceira, chá. Ele também abriu uma garrafa térmica e derramou suco em um copo.
De acordo com a Honda, a tecnologia presente no Asimo pode ter fins mais práticos. Takanobu Ito, presidente da empresa, diz que os sistemas presentes no robô foram usados para desenvolver um braço robótico em apenas seis meses – o mecanismo foi usado para abrir e fechar válvulas na usina nuclear de Fukushima, no Japão, que quase provocou uma crise nuclear depois do terremoto e do tsunami que aconteceram no país em março deste ano.
A fabricante de carros está trabalhando com a Tokyo Electric Power, que administra a usina, para controlar os sistemas no local. A primeira ideia era usar o próprio Asimo na usina nuclear, mas isso poderia ser perigoso porque circuitos eletrônicos podem ser estragados pela radiação.
Da Redação com R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...