sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

João Pessoa recebe 6º Festival Canavial neste domingo


Shows, manifestações populares, cortejos e um seminário sobre produção das culturas populares estão na programação da do 6º Festival Canavial, que chega a João Pessoa neste domingo (11), com atividades na Fundação Casa de José Américo, na praia de Cabo Branco, e no Busto de Tamandaré, em Tambaú. Na Paraíba o evento é promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com o Governo de Pernambuco e Governo Federal. A entrada é franca.
Realizado desde 2005, o Festival Canavial busca apresentar as riquezas culturais da Zona da Mata Norte de Pernambuco, promovendo a circulação de expressões culturais da região e convidados brasileiros e estrangeiros. São dias e noites de festa e trocas de experiências através de shows, cortejos, encontros de sanfoneiros, cirandeiros e maracatus, celebração da consciência negra, seminários, oficinas e o projeto de leitura “Caminhos do Canavial”.
Realizado pela primeira vez em João Pessoa, a programação do festival começa com um encontro entre mestres, brincantes e produtores ligados à cultura popular. A atividade acontece na Fundação Casa de José Américo, às 15h, com a participação de Afonso de Oliveira, que é coordenador do Pontão de Cultura Canavial – Agência de Projetos Culturais de Nazaré da Mata (PE), e autor do livro “Método Canavial – Introdução à produção cultural”.
Às 16h, um cortejo com o Cavalo Marino do Mestre João do Boi vai reunir brincantes da cultura popular paraibana no Busto de Tamandaré. No por do sol, a partir das 17h30, a Mostra Canavial de Cinema promove uma sessão audiovisual nas areias da praia do Cabo Branco, com a exibição dos filmes “Acercadacana”, de Felipe Calheiros (PE), “O senhor do engenho”, de Bertrand Lira (PB), “O homem da mata”, de Antônio Carrilho (PE), e ainda, o lançamento nacional de Maracatu Atômico – “Kaosnavial”, de Afonso Oliveira e Marcelo Pedroso.
À noite, a partir das 19h, o público poderá conferir o show coletivo Maracatu Atômico – Kaosnavial, que reúne no palco o músico carioca Jorge Mautner com a participação do Mestre Zé Duda, Afonjah, Nelson Jacobina e o Maracatu Estrela de Ouro. Em seguida, se apresentam os grupos Ticuqueiros, de Nazaré da Mata, Ítalo Pay e Zabumba Mundi, ambos de Goiana. Outras informações sobre o Festival Canavial podem ser acessadas através do site www.festivalcanavial.com.br.

Da Redação com Secom-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...