sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Polícia Civil da PB desvenda morte de finlandeses e prende segundo suspeito em São Paulo


A Polícia Civil da Paraíba conseguiu localizar e prender, em São Paulo, o mecânico Constantino Alexandre da Silva, 58 anos, acusado de assassinar os finlandeses Pasi Kalervo Kaartinen, de 71 anos, a esposa dele, Riitta Marjatta Kaartinen, de 68, e Sirpa Helena Tiihonen, de 60.  
 
O outro investigado, Francisco das Chagas Vasconcelos Lima, foi preso poucos dias após o crime. Desde a última segunda-feira (12), uma equipe formada por um delegado, dois agentes do Grupo de Operações Especiais (GOE) e um agente do Grupo Especial de Capturas estavam em São Paulo, trabalhando para localizar o investigado.

Na capital paulista, a polícia recebeu apoio logístico da Polícia Civil da cidade e, por volta das 15h, o mecânico foi preso na casa de familiares, localizada no bairro Mandaqui, Zona Norte de São Paulo.

Constantino Alexandre tinha cortado e pintado o cabelo. Segundo a polícia, a transformação feita na aparência reforça a tese de que pretendia fugir do país. Ele está sendo transferido e deve chegar por volta das 22h desta quinta-feira (15), em João Pessoa. A polícia também colheu um depoimento que aponta fatos novos para as investigações.

Agilidade e eficiência - Em 12 dias, a Polícia Civil identificou as vítimas, desvendou o local dos assassinatos, o carro em que os corpos foram transportados, a existência de um moto fazendo a escolta, identificou a autoria do crime e prendeu os dois acusados.

"Nossas equipes estão empenhadas desde o dia do crime, trabalhando no caso durante 24 horas. Em menos de duas semanas, conseguimos desvendar o crime e prender os responsáveis, um deles fora do território paraibano. Isso mostra a eficiência da Polícia Civil da Paraíba", destacou o delegado titular do GOE e responsável pelas investigações, Rodolfo Santa Cruz.

Os detalhes sobre a prisão e a conclusão do inquérito policial serão divulgados nesta sexta-feira (16), durante uma entrevista coletiva que será realizada às 9h, na sede da Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (Seds), em Mangabeira.

Sobre o crime - Os corpos de três finlandeses foram encontrados num canavial em Pitimbú, no Litoral Sul do Estado, sem identificação, no dia 2 de dezembro. No local, a polícia encontrou apenas um cartão de crédito em nome de uma das vítimas.

Ao longo do inquérito, 12 pessoas foram ouvidas, vários exames periciais foram solicitados e uma nova perícia foi realizada na residência do casal, localizada no município do Conde, onde foram encontrados vestígios de sangue. A polícia afirma que as vítimas foram executadas com vários tiros dentro da casa e, em seguida, tiveram os corpos desovados no canavial, sendo transportados em uma Land Rover, que foi apreendida.

Durante a perícia, foi utilizada uma técnica avançada, a mesma usada nas investigações da morte da menina Isabela, em São Paulo, que resultou na condenação de Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá: a substância luminol, que, em contato com o ambiente, consegue identificar a presença de sangue, mesmo que o local tenha sido lavado.

Motivação do crime - De acordo com as investigações, a motivação do crime teria conotação patrimonial, uma vez que os investigados se diziam proprietários da casa, afirmando tê-la adquirido da vítima por um valor de R$ 290 mil - o imóvel, no entanto, continua registrado no nome de Pasi Kalervo e está avaliado em mais de R$ 600 mil. A polícia também encontrou uma procuração da vítima dando plenos poderes a Constantino para a venda de propriedades. Segundo relatos de testemunhas, outros três terrenos de propriedade da vítima teriam sido vendidos pelo suspeito, mas o dinheiro não teria sido repassado.

O casal, juntamente com a amiga, entrou no país no dia 20 de novembro. Eles costumavam passar temporadas na Paraíba, fugindo do inverno europeu.  As investigações foram iniciadas pela Delegacia de Pitimbu, e em seguida, o caso foi repassado para o Grupo de Operações Especiais (GOE), por determinação do delegado geral, Severiano Pedro do Nascimento Filho.

Da Redação com Click PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...