sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

População de Sousa teme surto de gripe suína

Moradores da cidade de Sousa, no Sertão da Paraíba, temem um surto de gripe suína (causada pelo vírus influenza A). O temor vem da proximidade da cidade de Pedra Branca, no Ceará, onde foram registrados 534 casos suspeitos da doença.

Em Pedra Branca, casos suspeit
Em Pedra Branca, casos suspeitos já ultrapassam 500
A população relata visitas de moradores da cidade cearense a Sousa durante um evento recente de vaquejada.
Um caso em especial despertou o medo dos sousenses: um cidadão de Pedra Branca chegou a procurar o Hospital Regional de Sousa com queixa de forte dor de cabeça. Médicos da cidade descartaram gripe suína, mas o temor da população continua.
A epidemia em algumas cidades do Ceará – existem registro de casos suspeitos também em Quixadá, Boa Viagem e Quixeramobim - também está trazendo preocupação aos religiosos que costumam viajarem para a cidade de Canindé para pagar promessas - alguns já desistiram da viagem e vão esperar para o ano que vem.
Algumas pessoas procuram farmácias e unidades médicas para tomarem a vacina, mas não há estoque na cidade.
Sintomas da gripe suína:Os sintomas são muito similares aos de uma gripe comum ou mesmo aos da dengue. O paciente com gripe suína tem febre acima de 39ºC, falta de apetite, dores musculares e tosse. Algumas pessoas com a gripe suína também relataram ter apresentado catarro, dor de garganta, náusea, vômito e diarreia forte.
O período de incubação da gripe - o tempo até que a pessoa desenvolva os sintomas - é de entre 24 e 48 horas, embora não haja confirmação de um padrão para o atual surto.
Fonte: serão informado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...