terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Urnas eletrônicas passam por upgrade

Luciana Norat, secretária de TI

                                                              Luciana Norat, secretária de TI

A Secretária de Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), Luciana Norat, informou na tarde desta segunda-feira (19) que a partir do pleito eleitoral de 2012 não mais serão utilizados disquetes de urnas eletrônicas. Tal medida visa reduzir a possibilidade de panes nas urnas, durante a votação e, ainda, agilizar o processo de divulgação dos resultados.

O novo dispositivo que será utilizado nas mídias de resultados, é mais seguro, com tecnologia mais avançada e é montado em  caixa plástica, semelhante um pen drive.

“Eles já foram utilizados em algumas urnas nas eleições 2010, em quase a metade das urnas. Para exemplificar o que significa esse upgrade: nas eleições passadas, só o município de Campina Grande utilizou as mídias de resultado, e com isso, durante o processo de apuração dos resultados, não foi necessário nenhuma recuperação de dados - procedimento utilizado quando os disquetes não podem ser lidos. O resultado pôde ser divulgado em 2 horas, após as eleições”, explicou Luciana Norat.

Outros pontos positivos para as eleições 2012, são os seguintes: a renovação do parque de urnas eletrônicas da Justiça Eleitoral da Paraíba, em cerca de 50%; e o repasse de urnas, modelo mais recente, para os Núcleos de Apoio Técnico às Urnas Eletrônicas (NATUs) de Campina Grande, Pombal, Cajazeiras e Patos, que  serão utilizados nas próximas eleições, garantindo mais rapidez e segurança ao processo de votação.

“É oportuno lembrar que o TRE-PB conseguiu o 3º lugar em porte de TI da Justiça Eleitoral brasileira. Resultado de questionário anual enviado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para todos os tribunais federais, quando foram avaliadas as áreas de capacitação, governança de TI, tecnologia, automação, força de trabalho mínima em TI”, enfatizou Luciana Norat.

Da Redação com TRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...