quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Conde reúne Secretários para debater novo Plano Diretor



O município do Conde, litoral sul da Paraíba, está preparando uma revisão do seu Plano Diretor e para isso a Prefeitura reuniu nesta terça-feira (28) todos os secretários de governo para preparar os trabalhos  com vista ao novo ordenamento da cidade. Na reunião, coordenada pelo próprio prefeito, Aluísio Régis, e pelo vice-prefeito, Dr. Quintino, ficou delimitado um conjunto de ações que cada secretaria deve fazer para que, nos próximos meses, a administração possa apresentar à Câmara  Municipal a revisão à lei 252 de 2001. 

Essa revisão é feita por conta do crescimento da população que já ultrapassou o número de 23 mil habitantes e porque o primeiro Plano Diretor já completou 10 anos de existência, sendo necessária a sua atualização.
Na reunião, o vice-prefeito, Dr. Quintino, observou que o município deve priorizar a sua infra-estrutura, o saneamento e o esgotamento – sem perder de vista a vocação para o desenvolvimento do turismo, da agricultura e da indústria. “O Conde tem todas as condições para dar um salto de qualidade e está acelerando o seu desenvolvimento, devendo brigar por novas posições econômicas em relação a outros municípios do Estado”, disse o médico. 

Outro tema que ganhou destaque na reunião foi a questão da mobilidade urbana, debatida pelo prefeito Aluísio Régis. Ele destacou que é preciso preparar o município para amenizar o impacto da instalação de uma série de indústrias na região, que vai demandar uma política de habitação e de transporte público. 

Aluísio mostrou a tendência de ocupação urbana do município em suas diversas áreas, no Centro, nas praias e na área rural e observou que o novo plano diretor deve orientar a visão de futuro de toda a cidade que deve passar por mudanças provocadas pela instalação de novas empresas locais e na região. “A gente quer que os impactos negativos sejam o menor possível e o plano diretor vai garantir o planejamento de uma qualidade de vida do município no tocante as diretrizes para a mobilidade urbana, para o meio ambiente, saúde, educação e todos os setores”, completou. 

Dentro das ações que visam a revisão do Plano Diretor está sendo feito todo o mapeamento do município no tocante à ocupação do solo, aos equipamentos de saúde, educação, cultura. Técnicos da secretaria de Planejamento estão fazendo o geoprocessamento de todas as áreas urbanas e rurais, delimitando  zonas ambientais e criando instrumentos técnicos para capacitar a Prefeitura para uma gestão planejada.  “Queremos um plano diretor participativo e que tenha a identidade do Conde e não um documento burocrático, sem vida e sem possibilidades políticas e técnicas capazes de ganharem forma concreta e administrativa”, adiantou o secretário de Planejamento, José Zélio Marques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...