quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Muriçocas do Miramar leva milhares de foliões às ruas de João Pessoa

Público eclético aproveita quarta-feira de fogo para se fantasiar.

Organizadores dizem que o 'Muriçocas' é o segundo maior bloco do país.

Com 26 anos de idade, Muriçocas do Miramar é maior bloco de arrasto da PB (Foto: Maurício Melo/G1 PB)
Com 26 anos de idade, Muriçocas do Miramar é
maior bloco de arrasto da Paraíba
(Foto: Maurício Melo/G1 PB)
Festa para todos os públicos. Essa é a melhor definição para a festa puxada pelo bloco Muriçocas do Miramar que, nesta quarta-feira de fogo (15), levou milhares de foliões às ruas de João Pessoa. Crianças ainda no colo dos pais, jovens conhecendo a folia e até idosos já experientes na arte de brincar o carnaval. Nas Muriçocas se via de tudo isso.

O bloco corre por fora do roteiro do Folia de Rua, mas por conta dos seus 26 anos de existência é, tradicionalmente, o maior bloco do período pré-carnavalesco da Paraíba. As Muriçocas tem como puxador o mestre Fuba, que também é o compositor do hino e seu intérprete oficial.
Também é Fuba que inicia os festejos logo cedo, ainda de madrugada, no bloco Acorde Miramar, que sai pelas ruas do bairro que deu nome ao bloco convidando, com cantoria e ao som de violões, os moradores para participarem das Muriçocas, mais tarde, à noite.
Muriçocas do Miramar (Foto: Maurício Melo/G1 PB)Mestre Fuba, além de ser o compositor o hino do bloco, é seu intérprete e puxador oficial
(Foto: Maurício Melo/G1 PB)
E é de noite que o frevo e as marchinhas tomam conta e passam a guiar os foliões, fantasiados ou não, da Praça das Muriçocas, no bairro do Miramar, até o Busto de Tamandaré, no bairro de Tambaú. No caminho, camarotes formais e também muitos outros informais nas sacadas dos prédios, nas varandas dos apartamentos ou mesmo ocupando as calçadas protegidas por cordas.
 
Muriçocas do Miramar (Foto: Maurício Melo/G1 PB)
Amigas montam mesinha na calçada com bebidas
e comidas para ver os blocos passarem
(Foto: Maurício Melo/G1 PB)
É o caso das amigas Tiana Clara, Cristina Fonseca, Eliana Gracioso e Lúcia Maria que, na calçada do tradicional edifício Passargada, em Tambáu, acompanham há 10 anos a festa e veem os blocos do pré-carnaval passarem pertinho delas. “Aqui, o pessoal do prédio se organiza para poder fazer a festa mais segura”.
Já para Maria Estela, Aurelândia Andrade, Lindaci de Oliveira e Cícero da Silva, o bom do carnaval é poder se fantasiar e, este ano, com assas e máscaras de muriçocas, a campanha era contra a dengue. “Nosso grupo vem às Muriçocas já há 18 anos, mas como duas de nós somos enfermeiras, perdemos algumas edições”, contou Maria Estela.
 
Muriçocas do Miramar (Foto: Maurício Melo/G1 PB)
Para as amigas Estela, Aurelândia e Lindaci, o bom
é brincar fantasiadas (Foto: Maurício Melo/G1 PB)
Estela disse ainda que o forte desse bloco, que não tem uniforme, nem se paga para participar, é a alegria. “Temos muita felicidade e segurança na nossa festa”, disse.
E as Muriçocas do Miramar cresceram tanto que se tornaram um evento à parte no pré-carnaval de João Pessoa. O bloco acabou deixando a Associação Folia de Rua, que organiza vários outros blocos que se apresentam esta semana, e se tornou um evento cultural. Este ano, oito trios elétricos desceram a avenida Epitácio Pessoa, onde cinco palcos espalhados pela via tocavam frevo e animavam o público entre um trio e outro.
De acordo com os organizadores do bloco, as Muriçocas são hoje o segundo maior bloco de arrasto do Brasil, atrás apenas do Galo da Madrugada em Pernambuco e já teria levado um público estimado de 300 mil pessoas. Mas certamente não é o número de pessoas que mais chama a atenção neste bloco, mas sim o perfil de seus foliões.


Da Redação com G1-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...