sexta-feira, 30 de junho de 2017

Colégio pede que alunos se fantasiem de 'favelado do Rio' e gera polêmica na Web

Bilhete enviado nas agendas dos estudantes informava que o 'figurino' seria usado na Festa de Integração da escola

Itajaí - Um colégio particular de Itajaí, em Santa Catarina, causou polêmica nas redes sociais ao mandar um comunicado para os pais pedindo que os alunos fossem caracterizados de "favelados do Rio de Janeiro". O bilhete enviado nas agendas dos estudantes do 4º ano do Colégio Cenecista Pedro Antônio Fayal, nesta quarta-feira, informava que o 'figurino' seria usado na Festa de Integração da escola, que será realizada neste sábado.
Colégio sugere fantasia de 'favelado do Rio de Janeiro' Reprodução Internet
Elaine Mafra, mãe de um dos alunos do colégio, compartilhou em seu Facebook o bilhete enviado pelos professores de seu filho. "O meu filho já havia decidido que não iria participar da apresentação, então eu nem sabia dessa tal fantasia. Só hoje descobri que a fantasia é de FAVELADO DO RIO DE JANEIRO.... Outra metade dos alunos tem que ir vestido de médico, advogado, entre outras profissões, já que vão representar a outra parte da cidade", escreveu a mulher em um trecho da publicação.
Nas redes sociais, muitos internautas se manifestaram contrários ao colégio. "Só pra deixar claro, favelado não é fantasia! Como carioca, me senti desrespeitada e não venham me dizer que foi falha de contexto. As letras estão em caixa alta e negrito para que fique confirmado o preconceito. Foi de grande divulgação recentemente uma escola fez uma festa neste mesmo sentido, deveriam não seguir o exemplo e fazer diferente. Lamentável!", comentou uma internauta.
"Como ex-aluno e CARIOCA, sinto-me humilhado diante disso tudo", afirmou mais um. "Será que se não tivesse tido repercussão vocês teriam olhado ou prestado atenção no conteúdo da atividade que propuseram aos seus alunos?", questionou outro. "Lamentável principalmente por se tratar de uma instituição cenecista. Mas como vcs mesmos disseram, fica o aprendizado e a necessidade de estar sempre repensando e fortalecendo os valores!", escreveu mais um usúario.

Na manhã desta quinta-feira, o Colégio Cenecista Pedro Antônio Fayal publicou uma nota pedindo desculpas e ainda classificou o comunicado como "um grande equívoco, um erro de posicionamento". A escola explicou que a intenção era os alunos fizessem uma dramatização da música Afogados, dos Paralamas do Sucesso.
Confira a nota da escola na íntegra:
"Viemos através desta transcrever nossos mais sinceros pedidos de desculpas ,pois ainda que possamos ter explicações , reconhecemos a inadequação de uma frase descontextualizada.Ouvimos cada um de vocês, e explicamos o contexto da ação.
Jamais teríamos a intenção de criar estereótipos.Nosso espírito educacional é sempre na intenção de realizar ações que possam somar com a comunidade . É de prática cotidiana o acolhimento e humanização a nossos alunos , famílias e funcionários .Houve um sério equívoco no bilhete enviado às famílias dos quartos anos e que separado do contexto a que pertencia tornou-se inaceitável.Esclarecemos que a atividade proposta foi na verdade baseada na canção“Alagados” do conjunto Paralamas do Sucesso, onde é citado a Favela da Maré, uma das maiores do Rio de Janeiro, onde vivem hoje 130 mil pessoas ,em comunidades que se estendem entre a avenida Brasil e a Linha vermelha – duas das mais importantes vias de acesso à cidade. Não viemos criar muros e sim trabalhar e expor estes movimentos de cidadania e inclusão.
Não aceitamos racismo, xenofobia, homofobia ou qualquer intolerância de classes. Nossos 55 anos de história atestam esta postura.Convidamos a todos para acompanharem o nosso trabalho que sempre privilegiou os valores e reafirmar que repudiamos toda e qualquer forma de exclusão.Contamos com a compreensão nesse momento e as providências internas já foram tomadas.
Por isso estamos indo além do pedido de desculpas. Assumimos aqui um compromisso público de sermos cada vez mais intolerantes e intransigentes nesse sentido.Enfrentaremos esse momento com humildade e o superaremos , fica o aprendizado.
Atenciosamente A Direção"

Da Redação com O DIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...