terça-feira, 20 de junho de 2017

PRF apreende veículos escolares transportando turistas para festas juninas

PRF apreende veículos escolares transportando turistas para festas juninas
Uma fiscalização realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou o uso de veículos escolares para transportar turistas durante as festas juninas. A ação contou com a participação homens do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STTrans) de Campina Grande. A fiscalização se fixou nos acessos a Campina Grande e Galante, na Paraíba. Na ação, além da documentação dos veículos e condições de segurança, foram realizados também testes de alcoolemia nos motoristas que levavam passageiros para o “Maior São João do Mundo”.

Os números surpreendem. Dos 63 ônibus fiscalizados entre os dias 17 e 18 deste mês, dez foram autuados pelo transporte ilegal de passageiros. Além deles, dois micro-ônibus destinados à condução de estudantes foram apreendidos por desvio de finalidade. Eles também eram usados para o transporte de turistas. Para essa modalidade, o condutor precisa comprovar formação específica. Já o veículo deve ser identificado com adesivos expedidos pelo Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), quando o transporte é interestadual, ou pela secretaria de turismo do Estado, quando as viagens acontecem entre municípios da unidade da federação.

Outro ponto que gera preocupação é que oito motoristas responsáveis pela condução de turistas tinham ingerido bebida alcoólica. Ao todo, foram realizados 30o testes de alcoolemia nos dois dias da operação. Pelo menos três Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) foram apreendidas. A origem dos veículos de transporte escolar, bem como se eles pertencem a prefeituras, não foi revelado pela Polícia Rodoviária Federal.

Balanço da operação:
Ônibus fiscalizados – 63
Ônibus autuados – 10
Micro-ônibus (escolares) autuados – 02
Testes de alcoolemia – 300
Condutores autuados por embriaguez – 08
Veículos retidos – 11
CNH recolhidas (carteiras de motorista) – 03

Da Redação com Resumo PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...