sexta-feira, 30 de junho de 2017

Imagens exclusivas mostram regalias em cadeia que Sérgio Cabral estava preso

Ex-governador recebia visitas fora de hora, na sala da direção do presídio. Conversas entre ele e seus advogados também fugiam do padrão.

 Bangu 8, presídio onde estava o ex-governador Sérgio Cabral, não parece uma cadeia convencional. Lá, presos circulam livremente, têm visitas em qualquer horário e ainda podem contar com a comodidade de receber encomendas. Entre os presos beneficiados com o esquema de "facilidades" estava Sérgio Cabral. As regalias foram registradas pelas câmeras de segurança da unidade. 

Veja imagens na reportagem exibida com exclusividade no RJTV. Imagens mostram facilidades de presos em Bangu 8 (Foto: Reprodução/TV Globo)

Uma das cenas mostra um preso recebendo um produto diretamente no portão do presídio. O pagamento foi feito em dinheiro e o entregador conferiu nota por nota. Depois ainda perguntou onde era a saída.
No último mês de março, o juiz Guilherme Schilling, da Vara de Execuções Penais do Rio, determinou a apreensão das imagens do circuito de segurança de Bangu 8. O objetivo do pedido era saber se existiam câmeras desligadas, ou que não filmavam os lugares certos.
  
Imagens mostram facilidades de presos em Bangu 8 (Foto: Reprodução/TV Globo) 
 
O sistema de gravação realmente tinha falhas. Mas as câmeras que estavam ligadas já mostraram muito. Na prática, o presídio fechado funcionava como uma unidade semi-aberta. Os presos circulavam livremente mesmo fora dos horários de visita e de banhos de sol. Entre eles, Sérgio Cabral.
O ex-governador aparece tendo regalias que superam até mesmo os padrões de Bangu 8. Recebia visitas fora de hora, na sala da direção do presídio. De acordo com o livro de registros, a data e a hora em que Sérgio Cabral era levado até lá coincidem com a presença em Bangu do filho dele, o deputado Marco Antônio Cabral. 

Até as conversas com os advogados fugiam do padrão. O regulamento determina que o contato com o cliente seja feito num local específico: o parlatório. Mas as câmeras mostram que Sérgio Cabral saía dali e caminhava até o hall de entrada do presídio. Os advogados davam a volta por fora e chegavam ao mesmo local, mesmo em dias de chuva.
Ali, num ponto fora do alcance das câmeras, advogado e cliente ficavam em contato direto. Em uma ocasião é possível ver no canto da tela Sérgio Cabral e o advogado frente a frente.
As notícias da vida fora dos muros chegavam depressa ao ex-governador. No dia 17 março, ele foi cercado no corredor e recebeu abraços, cumprimentos e o carinho dos companheiros de cela e de presídio. Sérgio Cabral retribuiu emocionado.
O dia e a hora coincidem com a notícia de que a ex-primeira dama, Adriana Ancelmo, iria sair de Bangu para a prisão domiciliar. No fim de maio, os 146 presos de Bangu 8 foram transferidos para a cadeia José Frederico Marques, em Benfica.
Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária, são presos com cursos superior ou por casos de não pagamento de pensão. Como não são de alta periculosidade, para a secretaria esses presos não precisam de todo o isolamento do complexo de Bangu. 
 O RJTV ainda não conseguiu contato com a Secretaria de Administração Penitenciária, nem com o deputado Marco Antônio Cabral e com a defesa do ex-governador Sérgio Cabral. 

Da Redação com RJTV



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...