segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Prefeito, Governador e População comemoraram inauguração Complexo Turístico de Coqueirinho



O Governador Ricardo Coutinho e o Prefeito Aluísio Régis inauguraram neste sábado (15) o novo Complexo Turístico de Lazer, na praia de Coqueirinho, no município do Conde. A obra recebeu investimentos de R$ 500 mil através do Programa Empreender Paraíba, beneficiando nove comerciantes da Associação dos Donos de Barracas na Costa do Conde (ADBCC) e gerando mais de 60 empregos diretos.
“Não é em qualquer Estado que os comerciantes conseguem o apoio do governo para sair da ilegalidade e de um local impraticável no ponto de vista ambiental para receberem uma estrutura com essa qualidade, somando desenvolvimento e preservação. Nós estamos dando o suporte necessário para que esse novo equipamento possa consolidar Coqueirinho na rota do turismo nacional e com capacidade para se tornar referência internacional”, declarou o governador.
O espaço de 3.518 m² possui 170 m de área construída, divididos em nove quiosques com capacidade para atender 2.400 pessoas sentadas. A iniciativa tem o objetivo de elevar o potencial turístico e econômico da região, além de oferecer condições de renda e emprego aos moradores do município, através de cursos de capacitação.
Além dos bares, o local também possui uma praça de eventos, quiosque para informações, chuveiros, banheiros, e um terreno que também foi cedido pela Secretaria do Patrimônio da União, onde será construído o estacionamento para os visitantes.
Na solenidade, a comerciante Maria José do Nascimento recebeu as chaves do estabelecimento das mãos do governador, em nome dos demais empreendedores. O financiamento do complexo foi realizado através da linha de crédito Empreender Coletivo, oferecendo 12 meses de carência e o parcelamento do valor total em até 60 meses.

O presidente da ADBCC, Emanuel Marcondes Almeida, fez um agradecimento emocionado ao Governo do Estado e aos demais parceiros, que também contribuíram para realização desse antigo sonho. “Nós vivíamos escondidos na ilegalidade e sonhávamos com esse dia desde 2006, mas hoje, com a ajuda do governador Ricardo Coutinho, do programa Empreender, da Prefeitura do Conde, dos representantes do Patrimônio da União e dos demais parceiros, estamos recebendo esse espaço extraordinário. Agora o nosso compromisso é profissionalizar cada vez mais os serviços, em busca da excelência no atendimento e principalmente na gastronomia do nosso Estado”.
Os proprietários e funcionários dos estabelecimentos também foram beneficiados com o trabalho de qualificação profissional, realizado através de capacitações especializadas em parceria com o Sebrae-PB.  Os grupos foram divididos de acordo com as necessidades de cada função e distribuídos entre as aulas de Atendimento ao Cliente, Preparação de Cardápio, Consciência Ambiental e Manipulação de Alimentos.
O secretário executivo do Empreender-PB, Tárcio Pessoa, também anunciou que o empreendimento servirá de referência para projetos futuros de ampliação dos serviços direcionados para o turismo, em diversas regiões do litoral paraibano. “Verificamos que essa oportunidade, além de gerar emprego e renda para o paraibano, também eleva o potencial turístico do Estado. Por isso, já existe a ideia de replicarmos projetos semelhantes para locais como Lucena, Praia Bela, Cabedelo e várias outras praias da nossa orla.”, acrescentou.


Também participaram da solenidade, a primeira dama do Estado, Pâmela Bório; o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Renato Feliciano; a secretária de Comunicação, Estelizabel Bezerra; a presidente da PBTur, Ruth Avelino; a presidente da Cinep, Tatiana Domiciano; o secretário executivo do Turismo, Walter Aguiar, além do atual prefeito do Conde, Aluízio Régis, e da prefeita eleita Tatiana Correia.
Durante o evento, o governador também anunciou a pavimentação da via de acesso à praia de Coqueirinho. Ricardo revelou que os recursos para obra já estão devidamente avaliados, mas que a construção não será iniciada agora para não prejudicar os comerciantes e o turismo no período de alta temporada, mas devem começar imediatamente após o verão.


Acessibilidade – O centro foi projetado para garantir a acessibilidade das pessoas com necessidades especiais, respeitando todos os padrões técnicos para os acessos em geral, com detalhes nos banheiros e bares.

Binário de Jacumã – Na manhã deste sábado (15), o governador também visitou as obras do Binário de Jacumã na PB-008, que estão em fase final e já receberam mais de R$ 7 milhões em investimentos. O trecho possui mais de 5 km de extensão e vai beneficiar turistas e moradores da região.


“Essa é mais uma obra de mobilidade que nós estamos oferecendo à população paraibana, em uma área extremamente importante para o desenvolvimento turístico e econômico do Estado. O trabalho está praticamente concluído e deverá ser entregue nos próximos meses. O principal cuidado tem sido com a compactação do solo próximo a ponte, para evitar que ele venha ceder no futuro”, finalizou Ricardo Coutinho.



Mário Luiz (Carioca) com Secom PB Fotos: TV Conde

Um comentário:

  1. Esqueceram do estacionamento e a organização. Que por sinal e HORRIVEEEELLL!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...